ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Importações de lácteos da China: demanda fraca pode reduzir ainda mais os preços globais

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/08/2023

2 MIN DE LEITURA

0
3

Altos estoques de leite em pó integral, preços internacionais mais altos e apoio do governo à autossuficiência doméstica impactaram as importações chinesas de lácteos em 2022. A tendência continuou em 2023, com importações menores registradas no primeiro semestre do ano em comparação com o ano anterior ano.

A demanda por laticínios diminuiu em meio a uma onda de calor em todo o país e uma desaceleração no crescimento econômico. Há uma forte correlação entre o crescimento econômico da China e as importações de lácteos. Na primeira metade do ano (janeiro-junho), as importações totais de produtos lácteos da China ficaram em 1,39 milhão de toneladas, uma queda de 15,2% em relação ao ano anterior.
 

Soro de leite e queijo contrariam a tendência

A maioria das importações de categorias de produtos diminuiu durante o período, exceto queijo e coalhada e produtos de soro de leite, que contrariaram a tendência. As importações de produtos de soro de leite aumentaram, com o país focado na reconstrução de seu rebanho suíno. Com a flexibilização da política zero-COVID, a procura de queijos e coalhada aumentou no setor hoteleiro, com as importações registrando um aumento de 12,8% durante o período.
 

Pós, leite e manteiga em declínio

As importações de leite em pó integral caíram 44,9% (277.000 t) no primeiro semestre do ano. As importações de leite e de manteiga 24,9% e 14,3%, respectivamente. A falta de demanda das panificadoras e do setor de processamento de alimentos pesou nas importações de manteiga.

Todos os principais países exportadores enviaram volumes menores de produtos lácteos para a China, exceto os EUA. A Nova Zelândia continua sendo o maior exportador de produtos lácteos para a China, mas com relação ao ano anterior, as exportações caíram 22,5% para 0,63 milhão de toneladas no primeiro semestre do ano. As exportações da Austrália caíram 20% para 0,1 milhão de toneladas e as da União Europeia caíram 13,8% para 0,4 milhão de toneladas. Os EUA é o único país que apresentou crescimento de 19,2% no período.
 

Produção

Em 2023, a produção de leite da China deve aumentar 4,6% em relação a 2022, para 41 milhões de toneladas, de acordo com as últimas estimativas divulgadas pelo USDA em julho. A produção de leite em pó integral na China está prevista para aumentar para quase 1,12 milhão de toneladas devido ao forte crescimento na produção doméstica de leite. Com a oferta de leite superando a demanda, o governo local nas principais regiões produtoras de lácteos alocou fundos para subsidiar a produção de leite em pó integral.

A demanda da China por leite em pó integral parece ser limitada atualmente. A China é um dos maiores importadores de leite em pó integral e influencia fortemente os preços no mercado global. Essas importações mais baixas estão causando grande parte da fraqueza observada nos mercados globais.

A baixa demanda contínua da China é importante porque é muito influente nos mercados globais, o que, por sua vez, terá impacto nos preços agrícolas no Reino Unido. O último leilão de GDT caiu mais 7,4%, demonstrando que ainda pode haver mais enfraquecimento e queda nos preços.
 

As informações são do Agriculture and Horticulture Development Board (AHDB), traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures