ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Glauco R.Carvalho, da Embrapa: "devemos batalhar pelo aumento do consumo e das exportações"

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/06/2018

3 MIN DE LEITURA

0
3

“Eficiência e gestão. É preciso melhorar a produtividade das vacas, da mão de obra e do capital investido, já que, atualmente, na média, temos muito capital investido para pouco leite. E no caso da mão de obra, a produtividade é muito baixa. Talvez o principal gargalo das fazendas hoje seja a gestão de recursos humanos. É preciso evoluir nos treinamentos e melhorar a produtividade. Temos um salário relativamente baixo em relação ao padrão mundial. Mas como a produtividade da mão de obra é baixa, o custo por litro de leite acaba ficando elevado”. Essa é a opinião de Glauco Rodrigues Carvalho, Ph.D. em Economia Agrícola e Pesquisador da Embrapa Gado de Leite, sobre quais são as principais premissas para que o produtor de leite melhore a sua competitividade no campo.

Ele será um dos palestrantes do painel “Mercado de leite e Organização da Cadeia Produtiva”, no Interleite Brasil 2018 e a sua palestra terá o seguinte tema Os drenos da nossa competitividade da cadeia do leite: o que não estamos vendo e deveríamos ver?”

O painel será moderado por Juliano Silveira, da CCPR (Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais) e também contará com outros palestrantes, como Valter Galan, do MilkPoint Mercado; Nivaldo Gonçalves de Oliveira, produtor em Rio Verde/GO e presidente da Proleite e Marcelo Maldonado Cassoli, produtor em São João Batista do Glória/MG e presidente da Aproleite.

Em entrevista exclusiva concedida ao MilkPoint, Glauco acrescentou que temos muitos desafios para enfrentar, sobretudo, ligados aos tópicos apontados anteriormente: eficiência e gestão, tanto de produtores, quanto da indústria de laticínios. “A nossa cadeia é muito fragmentada em todos os elos, o que prejudica nossa competitividade. Isso acaba dificultando o delineamento de políticas setoriais, como a de qualidade do leite, por exemplo. Precisamos melhorar nossa produção de sólidos. Mas também, precisamos avançar nos processos de inovação, pois são produtos inovadores que irão puxar o consumo e a expansão da cadeia produtiva”.

“Quando a economia não cresce, ficamos com excesso de oferta”

Glauco destacou que o setor precisa ‘suar a camisa’ para melhorar o consumo e as exportações. “Atualmente, dependemos exclusivamente do nosso mercado e quando a economia não cresce, ficamos com excesso de oferta. Consequentemente, os preços caem e os problemas aparecem. Nosso principal mercado continuará sendo o doméstico, mas é preciso criar um canal de escoamento de excedentes. Imagina se toda a soja, café e frango tivessem de ser consumidos internamente? Precisamos pensar em um mecanismo para drenar excessos de oferta. Mas para isso nossa competitividade precisa melhorar. Temos de trabalhar questões sanitárias, a eficiência da cadeia produtiva e sua organização”.

Segundo ele, se faz necessária a criação de uma estratégia de longo prazo e lembrança de que as exportações envolvem grandes desafios à medida que o mercado se torna mais aberto. “É preciso estar preparado para um alinhamento ao preço internacional. Ou seja, quando o preço cai lá fora vai cair aqui também. A exigência de eficiência e competitividade fica muito eminente. E, vale lembrar, que questões comerciais, como barreiras técnicas, logo surgem quando se desponta no comércio mundial”.

Com relação ao Interleite Brasil 2018, que mostrará o que os melhores do leite estão fazendo e para onde eles estão indo, Glauco garante que será um belo evento, com muita informação e troca de experiências. “É uma ótima oportunidade de atualização, de construção de parcerias, encontro de amigos e até um ambiente propício para fazer novas amizades. Nos vemos lá”.

E para você que não quer perder o melhor evento do setor leiteiro no Brasil, temos uma dica valiosa: as inscrições com desconto do Interleite Brasil 2018 podem ser realizadas até amanhã, dia 19 de junho. 

Para quaisquer informações ou dúvidas sobre o evento envie um e-mail para eventos@agripoint.com.br ou ligue para (19) 3432-2199

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures