Fusão de ministérios pode prejudicar país, diz secretário da Agricultura

A proposta de Jair Bolsonaro (PSL) de fundir os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente pode prejudicar a busca do Brasil pela fatia de 10% do comércio agrícola mundial, afirmou Eumar Novacki, secretário-executivo do Ministério da Agricultura nesta terça-feira (16).

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 1

A proposta de Jair Bolsonaro (PSL) de fundir os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente pode prejudicar a busca do Brasil pela fatia de 10% do comércio agrícola mundial, afirmou Eumar Novacki, secretário-executivo do Ministério da Agricultura nesta terça-feira (16).

Continua depois da publicidade

Novacki disse não se opor à ideia da combinação das pastas, mas que a mudança provavelmente seria mal interpretada no exterior como um retrocesso na política de proteção ambiental do país e prejudicaria a visão global da indústria agrícola brasileira. "Uma fusão pode ser mal interpretada do ponto de vista dos mercados e esta é a preocupação que nós temos", disse Novacki em entrevista à agência de notícias Reuters.

Bolsonaro lidera as pesquisas de intenção de voto, à frente do petista Fernando Haddad. O candidato do PSL prometeu uma série de mudanças em políticas e estruturas, nas quais ele vê brechas para a corrupção. Entre mudanças, ele diz que planeja cortar o número de ministérios quase pela metade, para cerca de 15.

Continua depois da publicidade

O conselheiro do setor agrícola de Bolsonaro, Nabhan Garcia confirmou na semana passada planos do presidenciável de fundir os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente, para reduzir a burocracia enfrentada pelos agricultores e acabar com a "indústria de multas" do setor.

Novacki disse que o país está lutando para aumentar a sua participação no comércio agrícola mundial de todos os produtos para 10%, ante 7% no momento, e a junção das duas pastas pode abalar a mensagem do Brasil. "O país tem leis ambientais rigorosas, quase dois terços da vegetação nativa preservada, e que precisa comunicar aos consumidores internacionais que, quando você compra do Brasil, você está preservando o planeta", completou. 

"Ninguém faz o que o Brasil fez nesta área ambiental. Temos uma das legislações mais rigorosas do mundo. Nós não queremos e nem vamos recuar nesta política. Agora queremos que o mundo reconheça isto."

As informações são da agência de notícias Reuters.

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Luis Einar Suñe da Silva
LUIS EINAR SUÑE DA SILVA

ANÁPOLIS - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/10/2018

O ministro e ministério deste governo sucessor do PT são incompetentes e prejudiciais a nossa economia.
Graças aos bons brasileiros nos veremos livres deste câncer.
A filosofia é quanto mais orgão públicos inchados de gente corrupta, maior a anarquia e melhor para roubar.
Eles simplórios não sabem mais o que dizem e sabem que perderão as tetas até janeiro.
Não acredito em nada do que dizem ou opinam, são bandidos e amigos de presidiários.
Ou preciso lembrar que os que aí estão, eram suplentes do presidiário e da anta.
Qual a sua dúvida hoje?