Fonterra lança marca Anchor na Rússia

A gigante do setor de lácteos da Nova Zelândia, Fonterra, lançou uma de suas mais famosas marcas de queijo, a Anchor, na Rússia. De acordo com a mídia russa, a companhia entrou em um acordo de licença com a companhia de São Petersburgo, Foodline, para a produção de queijos na Rússia. Isso permitirá que a Fonterra reduza os custos de logística e alfândega, especialmente devido ao aumento nas tarifas de importação de queijos que deverá ocorrer na Rússia, disseram especialistas.

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A gigante do setor de lácteos da Nova Zelândia, Fonterra, lançou uma de suas mais famosas marcas de queijo, a Anchor, na Rússia. De acordo com a mídia russa, a companhia entrou em um acordo de licença com a companhia de São Petersburgo, Foodline, para a produção de queijos na Rússia. Isso permitirá que a Fonterra reduza os custos de logística e alfândega, especialmente devido ao aumento nas tarifas de importação de queijos que deverá ocorrer na Rússia, disseram especialistas.

A duração do acordo é de três anos. De acordo com o presidente da Foodline, Andrew Rozanov, todo o queijo será fatiado e embalado na planta Unicheese, que pertence à empresa. A matéria-prima para a produção no estágio inicial será enviada da Nova Zelândia. "No futuro, examinaremos algumas possibilidades de envios de matérias-primas. Talvez ela seja comprada na Rússia".

Há alguns anos, a Fonterra fechou seus negócios de lácteos na Rússia que, naquela época, eram muito pequenos. "Decidimos retomar nosso negócio na Rússia devido às maiores perspectivas no mercado russo".

Apesar da crise e da redução do consumo e produção de produtos lácteos na Rússia, o consumo de queijos no país continua crescendo, de acordo com analistas. "É claro que o mercado de lácteos russo é muito mais atraente para a Fonterra do que, por exemplo, o europeu, que não tem dado sinais de crescimento nos últimos anos", disse a analista do grupo de consultoria russo ICAR, Tatiana Rybalova. De acordo com o ICAR, o nível de produção na Rússia na primeira metade de 2009 cresceu 6% comparado com o mesmo período de 2008, para 221.000 toneladas.

A reportagem é do Foodbizdaily.com., adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
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