FAO: produção de alimentos precisa crescer 70%

A produção de alimentos terá que crescer 70% até 2050 para suprir as crescentes necessidades da população mundial, alertou a FAO. Boa parte do aumento da produção de alimentos terá que ocorrer por meio do aumento da produtividade, mas a FAO também prevê que mais 120 milhões de hectares de terra serão necessários para isso. A maior parte dessa área será cultivada na África subsaariana e na América Latina.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

A produção de alimentos terá que crescer 70% até 2050 para suprir as crescentes necessidades da população mundial, alertou nesta quarta-feira, 23, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

A entidade estima que haverá 2,3 bilhões de pessoas a mais para alimentar em 2050 e para que haja alimento suficiente os investimentos na agricultura primária terão que aumentar 60%. "A produção anual de cereais terá que crescer quase um bilhão de toneladas, de 2,1 bilhões de toneladas atuais; e a oferta de carne terá que ser elevada em 200 milhões de toneladas para 470 milhões de toneladas em 2050", disse a FAO, que estima que 72% da produção de carne do mundo serão consumidos pelos países em desenvolvimento, ante 58% nos dias atuais.

Boa parte do aumento da produção de alimentos terá que ocorrer por meio do aumento da produtividade, mas a FAO também prevê que mais 120 milhões de hectares de terra serão necessários para isso. A maior parte dessa área será cultivada na África subsaariana e na América Latina. "A maior parte da terra que pode ser cultivada servirá para o plantio de apenas alguns tipos de produtos, e não necessariamente aqueles de maior demanda. Essa terra também estará concentrada em poucos países", advertiu a FAO.

Os recursos hídricos, embora suficientes para ajudar a aumentar a produção, podem tornar-se particularmente escassos em partes da África e no sul da Ásia, afirmou a FAO.

A matéria é de Ana Conceição,da Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

FERNANDO JOSÉ CAZERTA AGUIAR
FERNANDO JOSÉ CAZERTA AGUIAR

ARAÇATUBA - SÃO PAULO

EM 28/09/2009

Sabado proximo sera lançada no Parque do Ibirapuera em São Paulo, a campanha SEGUNDA SEM CARNE , e como consta na reportagem do jornal O ESTADO DE SAO PAULO, com alguns dados catastroficos sobre a atividade da pecuaria bovina em relaçao ao meio ambiente. Essa Campanha esta sendo encabeçada pela Secretaria de Meio Ambiente da cidade de Sao Paulo, entao acho que o Beefpoint como um site especializado na area poderia dar uma resposta tecnica à altura contra essa campanha difamante a esse setor tao importante da economia nacional.
DARLANI  PORCARO
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/09/2009

Com uma política voltada para uma educação básica mais forte , e se diminuisse essas ajudas eleitoreiras em demasia , por parte do governo federal , talvez o crescimento populacional não fosse tanto e o país se tornaria de fato uma potencia . O que nós produtores seja ele de grãos , de leite, ou outros produtos do agronegocio queremos , é uma politica rural forte para o homen do campo , para que possamos produzir sabendo que vamos ganhar dinheiro em nosso trabalho.
DARLANI  PORCARO
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/09/2009

Devido ao aumento da população, que poderia ser diminuida ,´se houvesse por parte do governo uma melhoria na educação, pelo menos básica , e cortando essas ajudas em demasia na parte social ás pessoas mais carentes talvez o país crescesse mais consciente e forte na parte economica. Então , para o produtor abastecer seja ele de grãos , de leite ou outros produtos do agronegocio o mercado nacional ou até mesmo o internacional, é preciso que haja o mais breve possível uma politica forte voltada para o homen do campo.
Qual a sua dúvida hoje?