Europa: IDF se une a Horizon 2020 para promover o uso responsável de antibióticos na pecuária

A International Dairy Federation (IDF) foi convidada a se juntar ao recém-lançado consórcio Horizon 2020 chamado DISARM, que promove o uso responsável de antibióticos na pecuária, identificando, compartilhando e disseminando ativamente as melhores práticas. O convite foi feito a IDF devido a sua expertise global e seu compromisso de combater a resistência antimicrobiana no setor de lácteos para garantir a saúde pública e animal, bem como a segurança alimentar.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 4 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 7

A International Dairy Federation (IDF) foi convidada a se juntar ao recém-lançado consórcio Horizon 2020 chamado DISARM, que promove o uso responsável de antibióticos na pecuária, identificando, compartilhando e disseminando ativamente as melhores práticas. O convite foi feito a IDF devido a sua expertise global e seu compromisso de combater a resistência antimicrobiana no setor de lácteos para garantir a saúde pública e animal, bem como a segurança alimentar.

O projeto proporcionará uma oportunidade para os membros das IDF na Europa testarem as melhores práticas; estas podem ser utilizadas como ferramentas de aprendizagem para o uso responsável de agentes antimicrobianos em bovinos em escala global.

Figura 1

"O setor lácteo tem feito um grande progresso no sentido de reduzir o uso de antimicrobianos na última década, demonstrando que o uso responsável de antimicrobianos é possível", disse Caroline Emond, Diretora Geral do IDF. “A disseminação das melhores práticas e a implementação de ações preventivas no nível do rebanho ajudará a minimizar a necessidade de uso de antimicrobianos. As lições aprendidas com essas medidas na Europa, que estão envolvidas principalmente na promoção da saúde do gado por meio de boas práticas agrícolas e de manejo animal, podem ser replicadas em escala global”.

Continua depois da publicidade

A Dra. María Sánchez Mainar, Gerente de Sustentabilidade da IDF, que coordena o programa Saúde e Bem-Estar Animal, Gestão Agrícola e Resistência Antimicrobiana, está liderando os esforços da IDF no projeto. "Sem uma ação urgente e coordenada de muitas partes interessadas, o mundo caminha para uma era pós-antibiótica, na qual infecções comuns e pequenos ferimentos que podem ser tratados por décadas podem mais uma vez matar", disse Keiji Fukuda, diretor-geral assistente da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Cenário

DISARM (Disseminando Soluções Inovadoras para Gerenciamento de Resistência a Antibióticos) é uma colaboração entre produtores rurais, veterinários, serviços de consultoria, acadêmicos e indústria para promover o uso prudente e responsável de antibióticos na produção animal. Lançado em janeiro de 2019, continuará até dezembro de 2021 estabelecendo uma comunidade de práticas para disseminar práticas e abordagens eficazes. A iniciativa ainda auxiliará no desenvolvimento de mais um método de treinamento com múltiplos envolvidos para estimular os produtores para um uso mais responsável dos antibióticos.

A crescente ameaça global da resistência aos antibióticos exige uma resposta rápida dos setores humano e animal. A DISARM reunirá as partes interessadas no setor pecuário para identificar, compartilhar e disseminar ideias estabelecidas e inovadoras, que não só reduzirão a resistência aos antibióticos, mas também atuarão como um catalisador para melhorar a saúde animal.

A Comunidade de Prática

Quinze organizações parceiras de toda a Europa formarão uma Comunidade de Prática (CoP); um grupo com múltiplos setores envolvidos que se estende ainda mais em todos os níveis da indústria. A CoP, com pelo menos 600 membros ativos, abrangerá produtores rurais, veterinários, pesquisadores, profissionais da indústria, processadores e varejistas.

Continua depois da publicidade

Interessados de toda a indústria e da sociedade terão a oportunidade de participar das discussões nos próximos meses. Esta comunidade irá co-criar práticas e abordagens eficazes para a indústria pecuária, que permitam uma utilização mais responsável dos antibióticos e partilharão ideias sobre a forma de disseminá-las em toda a Europa.

Plano de Saúde Agrícola envolvendo múltiplos setores

A cocriação será um tema subjacente ao projeto, com os Multi-Actor Farm Health Plans sendo centrais para afetar a mudança. Estes planos consistem num grupo treinado de partes interessadas da rede da Comunidade de Práticas, em torno de um total de 40 propriedades pecuárias ativas em toda a Europa, identificando planos de boas práticas específicos para os produtores para um uso mais prudente e responsável dos antibióticos. Essas fazendas funcionarão como pioneiras e catalisadoras de eventos futuros, como workshops e visitas a fazendas, contribuindo para uma polinização cruzada de iniciativas.

Colaboração em toda a Europa

O DISARM é uma rede temática no âmbito do programa de investigação e inovação Horizon 2020 da União Europeia e é uma cooperação entre 15 parceiros de 9 países, coordenada pelo instituto de investigação da Flandres para a agricultura, pescas e alimentação na Bélgica.

Os parceiros envolvidos são a Innovation for Agriculture (UK), a ZLTO (NL), a Universidade de Wageningen e o Centro de Investigação (NL), a Associação de Institutos Técnicos Agrícolas (ACTA, FR), a Universidade de Gand (BE) e a Universidade Agrícola de Atenas (GR), a universidade agrícola e veterinária de Bucareste (RO), a universidade agrícola da Letónia (LT), ANPROGAPOR (ES), Seges (DK), Ciências da Nutrição (BE), Angst (RO), a International Dairy Federation e COPA COGECA.

O legado do projeto visa deixar uma riqueza de informações, envolvimento e conscientização dentro de uma CoP bem conectada, com a capacidade e as ferramentas para continuar o esforço, propagando-se para o setor mais amplo. Essa estratégia visa não apenas impactar em nível regional e estadual, mas também influenciar as práticas globais de manejo animal; vital para estimular a mudança para uma administração mais responsável dos antibióticos.

As informações são da Internacional Dairy Federation, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 7

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Bruno Vicentini
BRUNO VICENTINI

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 07/03/2019

Muito bom artigo! Penso que se no dia a dia, fossem utilizadas práticas adequadas de manejo dos animais, utilização baseada em critérios técnicos dos agentes antimicrobianos e valorização da "técnica" (conhecimento), não chegaríamos a esse "risco de resistência".
HENRIQUE COSTALES JUNQUEIRA
HENRIQUE COSTALES JUNQUEIRA

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/03/2019

Vacinar é prevenir. Prevenir é dependente da consciência. Ótimo texto que estimula a busca da prevenção.
Qual a sua dúvida hoje?