NE: produtores solicitam maior taxação no mercado interno

Os produtores de leite do Ceará se reuniram, nessa terça-feira, com entidades representativas do setor e secretarias do Governo do Estado para debaterem os desafios que o setor vem enfrentando e solicitarem uma maior taxação do leite oriundo de outros estados. Em carta redigida após o encontro e destinada ao governador do Estado, o setor destaca que, hoje, o Ceará possui um alto estoque de leites "UHT e derivados lácteos em decorrência da entrada de produtos de outros estados e queda do consumo".

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 1

Os produtores de leite do Ceará se reuniram, nessa terça-feira, com entidades representativas do setor e secretarias do Governo do Estado para debaterem os desafios que o setor vem enfrentando e solicitarem uma maior taxação do leite oriundo de outros estados. Em carta redigida após o encontro e destinada ao governador do Estado, o setor destaca que, hoje, o Ceará possui um alto estoque de leites UHT e derivados lácteos em decorrência da entrada de produtos de outros estados e queda do consumo. Além disso, o setor enfrenta outros problemas, como a redução da aquisição de leite pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)-Leite e pelo varejo de modo geral, além da estiagem que assola o Estado há vários anos.

Continua depois da publicidade

O documento ressalta, ainda, que "a adoção de uma política fiscal voltada à elevação da pauta dos produtos provenientes de outros estados que impactam e concorrem com produtos locais" é necessária para preservar o emprego de cerca de 120 mil pessoas envolvidas diretamente com a atividade em quase 90 mil propriedades do Estado, com cerca de 75% da produção de leite provenientes de pequenas fazendas.

A carta é assinada pelo secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Euvaldo Bringel; o secretário do Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Flávio Saboya; o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará, Raimundo Martins Pereira; o presidente da Câmara Setorial do Leite, José Antônio Fonseca da Mota; e o presidente do Sindicato Rural de Quixeramobim, Cirilo Vidal Pessoa.

As informações são do Diário do Nordeste.

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

NELIO RAMOS
NELIO RAMOS

GOIÂNIA - GOIÁS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 14/11/2018

Senhores Secretários e autoridades do Setor, do Estado de Ceará: Pode ser até que se "prejudique" os interesses dos produtores do estado, devido à concorrência de produtos vindos de outros estados, mas segundo os Principios Universais da Humanidade, os grandes benefeciários desta chamada de "concorrência comercial" é a grande populaçã carente de vosso estado (Em período de grande estiagem, conforme informado), que pode adquirir os produtos de consumo diário, a preços competitivos, justamente devido a esta chamada concorrência! Caso haja a solicitada alteração, haveria total ausencia desta sádia disputa de preços, que no momento atende aos anseios da população do estado! Prevaleça-se os interesses da Maioria e dos necessitados!
Qual a sua dúvida hoje?