MG: estudantes da UFJF criam app que analisa qualidade do leite instantaneamente

Três estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) criaram um mecanismo que analisa a qualidade do leite de forma simples e barata. Os resultados são apresentados instantaneamente através de um aplicativo de celular.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 6

Três estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) criaram um mecanismo que analisa a qualidade do leite de forma simples e barata. Os resultados são apresentados instantaneamente através de um aplicativo de celular.

Continua depois da publicidade

De acordo com Ítalo Alvarenga, do Curso de Engenharia Elétrica, um dos idealizadores do projeto, a ideia surgiu após analisarem pesquisas que apontam que 12% do leite produzido no Brasil é desperdiçado. “Atualmente, cerca de 12% do leite produzido no Brasil é desperdiçado, justamente porque os produtores não conhecem instantaneamente a qualidade do produto que armazenam ou transportam”, explicou.

Ele revelou ainda como funciona o mecanismo criado por ele em parceria com os estudantes Gabriel Correa, da Engenharia Elétrica, e David Campos, da Engenharia Mecânica.

Continua depois da publicidade

“Nós criamos uma sonda portátil que mede instantaneamente a qualidade do leite. Acompanhada de um aplicativo, a sonda envia imediatamente os dados coletados para um smartphone. Nós pegamos uma capacidade de análise, até então reservada aos laboratórios, e entregamos na palma da mão do produtor rural”, destacou.

A principal tecnologia utilizada neste sistema de análise – que os estudantes batizaram de “Smart Milk IoT” – também é uma inovação desenvolvida na UFJF: os sensores de fibra ótica conhecidos como Long Period Grating (LGP, as Redes de Longo Período) produzidos no Laboratório de Instrumentação e Telemetria da Universidade (Litel).

O Smart Milk IoT foi premiado em dois eventos voltados para ideias inovadoras nesse campo da indústria: o InovaLácteos (organizado pela Agência de Inovação de Leite e Derivados – Polo do Leite e acompanhando o Minas Láctea, maior evento de laticínios do Brasil) e o Campus Mobile, desenvolvido pelo Instituto NET Claro Embratel, dedicado ao aprimoramento de ideias e soluções para mobile.

As informações são do portal de notícias G1.

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 6

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Pedro Carlos Cani
PEDRO CARLOS CANI

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 01/08/2019

Na mosca. Parabéns estudantes que trabalharam nisso. Ajudará tanto produtores quanto laticínios. Magnifica ideia. Pode precisar de aperfeiçoamento. Ele certamente virá. O importante é a ideia.
Antônio Carlos de Souza Lima Jr.
ANTÔNIO CARLOS DE SOUZA LIMA JR.

GOIÂNIA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 01/08/2019

Parabéns aos idealizadores!
Vai ajudar muito a tomada de decisão na seleção do leite e as ações corretivas.
Quando estará disponível para o mercado?
Roney Jose da Veiga
RONEY JOSE DA VEIGA

HONÓRIO SERPA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 31/07/2019

Show!!!
Pedro Augusto Carvalho Pereira
PEDRO AUGUSTO CARVALHO PEREIRA

GUARATINGUETÁ - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 31/07/2019

Embora no texto não fique claro quais parâmetros possam ser analisados pelo aplicativo creio ser uma excelente ferramenta para o produtor na tomada de decisão no dia a dia. Para os laboratórios oficiais, laticínios/indústria uma possibilidade enorme de dores de cabeça devido as contestações de resultados ....
Qual a sua dúvida hoje?