ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estiagem no sul pode comprometer as lavouras de milho

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/12/2011

MENOS DE 1 MIN DE LEITURA

1
0
Depois do pico de produção que ocorreu em meados de outubro na região sul do país, a produção segue agora em um ritmo mais lento, iniciando queda na oferta típica para essa época do ano. Entretanto, a expectativa é que a produção de leite do ano de 2011 feche acima da média de 2010.

Essa queda na produção pode ser acentuada pela estiagem das chuvas provocada pelo fenômeno La Niña na região sul. As lavouras de milho das regiões do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina já estão sendo acometidas pelo baixo índice pluviométrico, mas ainda é cedo para saber o impacto na oferta.

As chuvas tem se apresentado de forma irregular e escassa e há receio quanto ao comprometimento da produção, caso essa estiagem se prolongue. A preocupação não é só pelo comprometimento das pastagens, mas também e principalmente por afetar a produção de silagem.

A matéria é da Equipe MilkPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PAULO LUIS HEINZMANN

RIO GRANDE DO SUL - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 15/12/2011

Realmente, os prejuízos causados pela falta de chuvas está se alastrando aqui na região das Missões do RS, e levantamentos apontam o novembro mais seco dos últimos 10 anos, e em dezembro ainda não choveu na maioria dos municípios da região (poucas chuvas, escassas, irregulares e de pouco volume).
No Correio do Povo de hoje, anunciam quebra de 30 % na produção de leite na região de Passo Fundo, importante região produtora de leite.
Prejuízos nas lavouras de milho (grandes), soja (cedo para avaliar), pastagens, milho para silagem (pouca presença de grãos), e aos poucos aumenta a preocupação com a falta de água para consumo animal. E isso que o verão está apenas começando, e a escassez de chuva veio antes se compararmos com outros anos, o que aumenta nossa preocupação.
Infelizmente, para a grande maioria dos produtores, não resta nada a fazer a não ser esperar que a chuva não tarde, pois não há possibilidade de realizar irrigação, por vários motivos.
Lamentável!!
MilkPoint AgriPoint