ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Espanha quer estender a rotulagem de origem do leite e laticínios

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/11/2020

1 MIN DE LEITURA

0
1

O Ministério da Agricultura da Espanha prepara um Decreto Real para prorrogar por mais dois anos, até 22 de janeiro de 2023, a obrigação de indicar a origem do leite utilizado como ingrediente na rotulagem do leite e derivados fabricados na Espanha e que sejam vendidos em território espanhol, segundo a COAG Castilla y León. Esta obrigação (Real Decreto 1181/2018) entrou em vigor em 22 de janeiro de 2019, e o período de aplicação do mesmo deve terminar em 22 de janeiro de 2021.

Os primeiros dois anos foram de natureza experimental, assim como regras semelhantes estabelecidas em outros países da UE, como França e Itália. A prorrogação por mais dois anos continuaria com esse caráter experimental. Para a COAG Castilla y León esta expansão é positiva, mas considera que deve ser implementada de forma definitiva e ampliada a todos os alimentos, indicando também a percentagem por origem quando se trata de misturas. Uma rotulagem clara permitirá ao consumidor escolher livremente.

O Tribunal de Justiça da UE pronunciou-se recentemente sobre este tipo de rotulagem. Afirmou que a menção da origem ou do local de origem dos alimentos, em particular do leite e do leite utilizado como ingrediente, só será possível, entre outras condições, se for objetivamente demonstrado que existe uma relação entre a origem ou a proveniência de um alimento e algumas das suas qualidades e se os Estados-Membros fornecem provas de que a maioria dos consumidores atribui uma importância significativa a esta informação.

O Barômetro do Clima de Confiança do setor agroalimentar desenvolvido pelo MAPA indicou que “7 em cada 10 consumidores olham para a origem dos alimentos. Por sexo, as mulheres prestam mais atenção do que os homens. Os alimentos que mais procuram a origem espanhola são os produtos frescos: principalmente peixes, frutas, vegetais e carnes”. Especificamente nas pesquisas com consumidores, a maioria relaciona a menção ao país de origem à qualidade dos alimentos.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

As informações são do Agrodigital, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures