ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Embrapa assina acordo para integração de dados do desempenho ambiental da pecuária brasileira

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/12/2019

4 MIN DE LEITURA

0
0
Uma pesquisa vai gerar bases de dados e aprimorar metodologia de análise de ciclo de vida e de uso da terra na produção de insumos do setor de alimentação animal, adequadas à realidade brasileira. Um acordo assinado ontem, 27 de novembro, na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna – SP), vai permitir a revisão dos dados e protocolos de Análise de Ciclo de Vida (ACV) internacionais que avaliam a sustentabilidade da produção agropecuária brasileira. O acordo foi celebrado pelo Sindirações, ABPA, Abiove, além da Embrapa.
 
A iniciativa, que tem o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é um esforço conjunto que reúne a iniciativa privada, pesquisa e governo para fomentar a execução de pesquisa agropecuária que irá adaptar e integrar dados de desempenho ambiental, como o inventário de ciclo de vida de insumos para ração animal produzidos no país e, com isso, possibilitar um alinhamento dessas informações com o banco de dados internacionais, como a Livestock Environmental Assessment and Performance Partnership – LEAP ou o Global Feed LCA Institute (GFLI).
 
O objetivo é que a equipe de ACV da Embrapa, baseada no vasto conhecimento e informações científicas sobre a agropecuária brasileira, desenvolva modelagem para demostrar, com melhor acurácia, as realidades de sustentabilidades inerentes ao sistema produtivo agropecuário do país. A interação e publicação em bancos de dados internacionais é a melhor forma de fazer chegar à comunidade internacional informações e dados dos produtos agrícolas e pecuários gerados a partir das características da produção brasileira.
 
Participaram da formalização da parceria o chefe geral da Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Morandi, a pesquisadora e coordenadora do grupo de ACV da Embrapa, Marília Folegatti, o diretor de Relações internacionais da ABPA, Ariel Mendes, o CEO do Sindirações, Ariovaldo Zani, a coordenadora de sustentabilidade da ABIOVE, Cindy Moreira, além do assessor especial para assuntos ambientais do MAPA, João Adrien e de parte da equipe técnica da Embrapa que irá conduzir os trabalhos.
 
Adrien ressaltou que os resultados a serem apresentados pela pesquisa da Embrapa irão ao encontro da promoção da agropecuária brasileira no cenário internacional, uma vez que poderá demonstrar as realidades do setor produtivo, que é baseada em tecnologias tropicais, com legislação e métodos diferenciados de outros países e que entrega contribuições únicas para a sustentabilidade e que nem sempre são contabilizadas. Conforme ele, há um desconhecimento por parte de alguns organismos multilaterais, onde se discute a sustentabilidade da agropecuária global, sobre o cenário da produção brasileira, onde as especificidades não são consideradas. Assim, a iniciativa vai contribuir muito para o posicionamento do governo brasileiro junto aos organismos internacionais, de forma a agregar valor à carne brasileira, que possui níveis de sustentabilidade muito distintos dos competidores.
 
O assessor do Mapa ainda lembrou que globalmente, muitos países desenvolvidos possuem tendência a desenvolverem métricas e indicadores de sustentabilidade, a partir de suas realidades e que levam, de alguma maneira, a criação de barreiras não tarifárias ao comércio internacional. “Se não formos proativos, essas medidas podem prejudicar a nossa imagem no mercado internacional. Por trás de questões ambientais existe toda uma geopolítica atuante, com a qual devemos nos atentar. ”
 
Ariovaldo Zani, CEO da Sindirações, ressaltou que as pesquisas que irão adequar as bases de dados e a metodologia de ACV para a realidade brasileira, com vistas à revisão de sustentabilidade do setor é uma demanda de mais de 2 anos e extremamente pertinente, uma vez que os métodos internacionais não ponderam a nossa realidade com a devida justiça. “Espera-se, com a revisão, melhorarmos significativamente os nossos índices produtivos, com impactos positivos nas exportações”, disse.
 
A pesquisadora da Embrapa, Marília Folegatti, salienta que o esforço conjunto “concorre para a defesa dos nossos produtos agrícolas e pecuários no mercado internacional. ”
 
Ariel Mendes, diretor de Relações internacionais da ABPA, destaca que o Brasil está “preparado para fazer poeira e não para comer poeira”, ou seja, podemos ser influenciadores do desenvolvimento sustentável e não ficar refém e só atendermos às demandas de fora.
 
Já Marcelo Morandi, da Embrapa, enfatiza que o real valor do investimento em ciência, muitas vezes só é percebido pela sociedade quando os resultados se transformam em impacto, em nova forma de ver ou interagir com o mundo, de gerar novos negócios ou inovar nos tradicionais, agregando renda, empregos e sustentabilidade. “Esse é o objetivo de trazer para a discussão os diversos atores do setor produtivo, a pesquisa e o poder público, como estabelecido nesta parceria”.
 
Além da equipe da Embrapa Meio Ambiente, participam também da iniciativa pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos – SP).
 
Agricultura tropical
 
O Brasil tem se destacado mundialmente pela expansão da produção agrícola com maior preservação dos recursos naturais. A intensificação produtiva tem sido promovida por meio de conhecimentos, inovações e tecnologias agrícolas que aumentam rentabilidade e minimizam impactos ambientais. Nossa agricultura tropical é baseada em métodos, legislação e conceitos muito particulares, quando comparado a outros países produtores.
 
Código Florestal, Sistemas Integrados de Produção (ILPF), Fixação Biológica de Nitrogênio, Plantio Direto, Agricultura de Baixo Carbono e outras técnicas produtivas, com viés de sustentabilidade são a base da produção rural.
 
Tecnologias voltadas para a produção sustentável são desenvolvidas por órgãos de pesquisa, seja por meio da Embrapa, universidades ou organismos estaduais de pesquisa e mesmo pelo setor privado. Tais esforços visam reduzir o uso de insumos, ou seja, defensivos e fertilizantes, água e combustíveis, diminuindo a emissão de Gás de Efeito Estufa (GEE), que agregam ao agronegócio nacional uma posição de destaque no cenário global de sustentabilidade produtiva e de competitividade.
 
É justamente nesse contexto que a revisão dos dados e metodologia de ACV e de uso da terra (LUC) irá buscar elementos para destacar as qualidades do sistema produtivo brasileiro no cenário internacional.
 
As informações são da Embrapa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures