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Economia instável do México significa menor importação de lácteos dos EUA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/01/2021

3 MIN DE LEITURA

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Como muitos países, o México está se recuperando das crises de desemprego e da pandemia de coronavírus, e isso afetou negativamente as vendas de lácteos dos EUA para seu vizinho do sul - também o maior mercado de exportação de lácteos dos Estados Unidos.

Monica Ganley, analista do Daily Dairy Report e diretora da Quarterra, uma empresa de consultoria na Argentina, diz que "após um ano incrivelmente difícil, o México provavelmente ainda enfrenta tempos difíceis pela frente".

Segundo a maioria das estimativas, o produto interno bruto (PIB) do México contraiu cerca de 9% no ano passado, a pior economia que o país já viu desde 1929, o início da Grande Depressão. A forte retração econômica do ano passado no México foi impulsionada em grande parte, mas não inteiramente, pela pandemia e pelos pedidos para as pessoas ficarem em casa.

“Os problemas econômicos do México são anteriores à pandemia, levantando dúvidas sobre a capacidade do país de se recuperar da crise”, diz Ganley. “Envolvido em tensões comerciais e enfrentando a queda do investimento estrangeiro, o PIB do México vinha caindo há mais de um ano antes do primeiro caso confirmado de Covid-19 no país. Essas quedas foram exacerbadas por pedidos para as pessoas ficarem em casa que paralisaram a indústria de manufatura e destruíram o setor de turismo e hotelaria do México.”

O coronavírus e suas repercussões econômicas também diminuíram o consumo de láticos no México, um país com cerca de 128 milhões de habitantes, observa Ganley. Durante a maior parte de 2020, as importações de lácteos do México empalideceram em comparação com as importações de 2019. “O volume acumulado das exportações de lácteos dos EUA para o México caiu 16% nos primeiros 11 meses de 2020”, em comparação com o mesmo período de 2019, diz ela.

As exportações dos Estados Unidos para o México de leite em pó desnatado de 261,67 milhões de quilos nos primeiros 11 meses de 2020 foram 14,4% menores do que no período comparável do ano anterior, e as exportações de queijos foram as mais fracas desde 2016.

Embora a economia do México tenha começado a melhorar no terceiro trimestre de 2020, a produção total não se recuperou para os níveis de 2019. “O PIB deve voltar a crescer em 2021, mas a recuperação do apetite mexicano por laticínios importados pode ser lenta”, disse Ganley. “Grande parte da população permanece desempregada ou subempregada e é provável que os orçamentos familiares sejam apertados ainda mais à medida que o governo reduz os programas de assistência em meio a medidas de austeridade.”

De acordo com a Deloitte Insights, a recuperação econômica parcial do México já ajudou a trazer 10,2 milhões de pessoas de volta ao trabalho, mas quase 2,3 milhões de trabalhadores ainda não reingressaram na força de trabalho. Além disso, o número de pessoas trabalhando em tempo parcial dobrou para 15,7% em outubro, em comparação com apenas 7,5% em janeiro de 2020.

Em dezembro, o México anunciou que aumentaria o salário mínimo de 2021 em 15%, para o equivalente a cerca de US $ 7,15, após empregar um aumento de 20% em 2020. Trabalhadores em áreas econômicas especiais perto da fronteira com os EUA, onde muitas empresas norte-americanas operam instalações receberam um impulso maior. Embora isso proporcione aos trabalhadores mais poder de compra, alguns analistas temem que isso possa levar à inflação.

A produção de leite no México também vem se expandindo. A produção anual deste ano é estimada em pelo menos 2% acima de 2019, o que permitirá ao país atender mais a sua demanda doméstica. “Sem dúvida, o México continuará mantendo sua posição de liderança na classificação de destinos de exportação de laticínios dos EUA, mas com a produção de leite dos EUA crescendo rapidamente e as perspectivas de demanda do México ainda muito incertas, os Estados Unidos podem precisar olhar mais longe para colocar o excesso de produto em 2021”, diz ela.

As informações são do Dairy Herd Management, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

 

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