ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Diferenciais dos produtos artesanais e tradicionais são apresentados em evento da CNA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/06/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0

Diante da necessidade de debater os desafios e incentivar a produção de alimentos artesanais e tradicionais, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu na quarta (6) o Seminário “Agro em Questão - Alimentos Artesanais e Tradicionais: mais valor para quem vende e para quem compra”.

Mais de 200 pessoas acompanharam o evento realizado pelo Sistema CNA/SENAR/ICNA e com o apoio da Confederação Nacional dos Municípios. O evento reuniu produtores rurais, empresários, pesquisadores e especialistas para debater iniciativas que viabilizem a produção e comercialização de alimentos e bebidas artesanais e tradicionais brasileiros.

A programação abordou a necessidade de regulamentação desses produtos para possibilitar segurança aos produtores. Também tratou das tendências da alimentação, conveniência e confiabilidade apresentadas pelos produtos artesanais e tradicionais. Os palestrantes trataram ainda da valorização dos produtos ligados às identidades locais com valor histórico-cultural conectando produtores e consumidores.

No primeiro painel, o evento mostrou como as organizações contribuem para o sucesso do mercado de alimentos artesanais e tradicionais. O presidente do Sindicato Rural da Serra Gaúcha, Elson Schneider, apresentou a história dos vinhos da região, proveniente do Vale dos Vinhedos.

O superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro, Juliano Tarabal, destacou a importância da valorização desses produtos. “Trabalhamos para que o café com denominação de origem do Cerrado Mineiro ocupe as gôndolas dos principais supermercados”, destacou Tarabal.

A CNA apresentou casos de sucesso de produtores de diversas partes do Brasil que superaram os desafios e se tornaram referência em suas atividades produtivas.

Daniela Messias, do Distrito Federal, compartilhou sua experiência na produção de plantas alimentícias não convencionais. “A proposta é resgatar e incorporar a utilização de plantas, como ora-pro-nóbis, em receitas artesanais e convencionais”, afirmou Daniela.

Tulio Madureira, produtor do queijo Serro, em Minas Gerais, afirmou que, além do sabor, o queijo artesanal agrega fatores históricos em seu processo de produção centenária. “É necessário considerar ainda o manejo e o trabalho diferenciados dispensados no processo de fabricação”, afirmou o produtor de queijo, premiado no Salão Internacional de Paris.

A necessidade de aproximar os produtores dos consumidores finais foi um dos pontos abordados no painel “Acesso a mercados: O que os consumidores exigem? O que esperamos dos nossos fornecedores?”

Participaram do painel, o chef de cozinha, Diego Jacob, educador pelo Senac e especialista em produção artesanal  de embutidos; a proprietária da marca Tarsitano - Sabor de Origem, Rosanna Tarsitano e o proprietário do  Armazém Mineiro Roça Capital, Guilherme Vieira.

O Diretor de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Matheus Ferreira, apresentou os resultados do programa Do Rural à Mesa no painel 'Explorando soluções alternativas para os principais desafios do setor'. A parceria entre o Senar e o Senac possibilita que 43 produtores de frutas e hortaliças do município de Alexânia, em Goiás, forneçam seus produtos diretamente aos restaurante do Senac no Distrito Federal. Durante o evento os participantes tiveram a oportunidade de adquirir mel, vinho, geleia, azeite, queijo, café, licor, pães, doces e embutidos artesanais em uma feira organizada dentro da CNA.

Também participaram do evento, o pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos/RJ, Rodrigo Paranhos, o diretor executivo do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), Carlos Lima e consultor em Gestão Sensorial de Bebidas & Alimentos, Ensei Neto.

As informações são da CNA, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures