ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dá para produzir leite na Região Amazônica?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/09/2020

2 MIN DE LEITURA

1
2

Pouco se fala sobre a produção de leite nos estados amazônicos. Será que ela não existe? Ou será que é inviável? Marcelo Carvalho, do MilkPoint, conduziu uma conversa com Pedro Bertelli, dos Laticínios Miraella/RO e Carlos Eduardo Carvalho, do Senar e da Cooperideal, RO, sobre as "Perspectivas da cadeia do leite no Brasil e na Amazônia". A live foi promovida pelo programa AgroLab Amazônia, desenvolvido pelo Sebrae.

Sim, apesar de ainda pouco tecnificada, de mão de obra familiar e com volumes baixos produzido por propriedade, existe produção de leite na Amazônia! Sobretudo no estado de Rondônia. A produção é caracterizada principalmente por sistemas extensivos e animais da raça Girolando, para suportar as temperaturas intensas durante todo o ano.

Segundo Carlos Eduardo e Pedro, o maior desafio da região é setor produtivo e não a indústria. Em Rondônia, existe grande capacidade de processamento instalada para absorver o leite, mas há poucos produtores e estes produzem pouco leite, o que muitas vezes inviabiliza o frete. Já nos demais estados, existem pouquíssimas indústrias, o que torna comum a prática de venda informal de leite e derivados.

O clima equatorial é um "problema" apenas na questão genética dos animais, inviabilizando o uso de raças de altíssima produção. De acordo com o técnico Carlos, o estresse térmico é intenso, sobretudo na época mais chuvosa, em que a umidade aumenta, aumentando o índice de temperatura e umidade. Contudo, em relação à produção de alimento para o gado, permite o cultivo de forrageiras tropicais durante todo o ano.

Outros gargalos apontados na live foram a dificuldade de mão de obra e a resistência dos produtores locais em ouvir as orientações técnicas, principalmente no quesito de implementação de tecnologia. Por outro lado, investidores de outros estados que compram terras na região e têm com uma proposta de maior tecnificação, conseguem ter eficiência produtiva.

Os participantes destacaram que a atividade na região é promissora, com custos de produção baixos e suporte de instituições públicas e privadas. "Recurso não falta! Existem linhas de crédito específicos para a Amazônia, com valores baixíssimos. Depende da vontade do produtor de investir e da dedicação!", enfatizou Pedro.

Você pode assistir a live completa aqui:

E aí, deu vontade de ir investir nas terras amazônicas? laugh Tem algum produtor de leite da região aí? Se sim, conta pra gente aqui nos comentários a experiência wink

Leia também:

Pará: iniciativas visam melhorar a cadeia produtiva do leite

RO: Embrapa e indústria fortalecem ações para a melhoria da qualidade do leite

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOÃO LEONARDO PIRES CARVALHO FARIA

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 01/10/2020

Um dos maiores desafios é mudar a idéia de que sempre que se trabalhar com forrageiras tropicais de verão ou seja, com o sistema de pastejo tropical, o mesmo tem que ser extensivo.
Dessa forma, se dissemina a idéia de que o pasto barato e mal conduzido é rentável, atrativo e dá pouca mão de obra.
Se não houver intensificação com objetivo de se aumentar a produtividade, principalmente para aumentar o índice de UA/ha/ano, continuaremos na mesma....aumentando área, aumentando gado e sendo improdutivos!
Rondônia é um Estado fantástico e tem tudo para se destacar ainda mais no cenário, mas se necessita de assistência técnica para auxiliar os produtores!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures