Curiosidades: prepare o estômago, pois esse tipo raro de queijo é infestado por larvas vivas

Muitos queijos são chamados ilustrativamente de "podres" por seus fortes odores e sabores intensos. Há, porém, um queijo produzido na região da Sardenha, na Itália, ao qual tal denominação é realmente literal: seu nome, Casu Marzu, quer dizer "queijo podre" em sardo. Seu apelido popular, porém, ilustra ainda melhor o motivo pelo qual esse queijo é conhecido como "o mais perigoso" do mundo: o queijo podre da Sardenha é popularmente chamado de "queijo de verme".

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

Muitos queijos são chamados ilustrativamente de “podres” por seus fortes odores e sabores intensos. Há, porém, um queijo produzido na região da Sardenha, na Itália, ao qual tal denominação é realmente literal: seu nome, Casu Marzu, quer dizer “queijo podre” em sardo. Seu apelido popular, porém, ilustra ainda melhor o motivo pelo qual esse queijo é conhecido como “o mais perigoso” do mundo: o queijo podre da Sardenha é popularmente chamado de “queijo de verme”.

Figura 1
O “queijo podre” da Sardenha

Sim, é isso mesmo que o apelido sugere: o sabor peculiar, forte e picante, assim como sua textura cremosa, vem do emprego de larvas vivas de mosca em sua maturação. Derivado do queijo Pecorino, o Casu Marzu vai além da fermentação, chegando a um estágio de quase decomposição, produzido pela ação digestiva das milhares de larvas da mosca-do-queijo, colocadas deliberadamente no queijo. Ao longo de 2 a 3 meses, as larvas comem o queijo e depois o excretam novamente – e assim nasce o Casu Marzu. Quem prova garante que o sabor é inigualável, mas há casos de infecções extremas.

Figura 2

Não é por acaso, portanto, que esse queijo é hoje proibido, sendo produzido na região somente para consumo próprio. Os produtores locais garantem que a larva não continua a viver dentro de quem consome o queijo – e o consumo de eventuais larvas mortas é considerado ainda mais tóxico.

Figura 3

Segundo consta, porém, o queijo mais perigoso do mundo pode ser adquirido em mercados ilegais da Sardenha por preços exorbitantes. Pensando bem, para correr tal risco, o sabor há de ser realmente delicioso. Alguém tem coragem?

Confira o vídeo abaixo que conta um pouco mais sobre esse tipo de queijo:

As informações são do Hypeness.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?