ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MG: produtores de queijo registram queda nas vendas devido a coronavírus

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/04/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0
Trabalhadores rurais e produtores de queijo artesanais das regiões do Alto Paranaíba e Centro-Oeste de Minas Gerais foram afetados pelas restrições impostas para conter a transmissão do coronavírus. Essa mudança gerou perda nas vendas, acúmulo de peças nas queijarias e demissões de funcionários. O produtor Alexandre Honorato, de Araxá, que venceu recentemente um concurso internacional de queijos na França, aumentou a produção para 200 peças por dia de queijo após a competição. Mas, as vendas pararam por causa da pandemia. Agora, as prateleiras já estão cheias há três semanas. Por isso, a fabricação e a venda dos queijos maturados, que são mais lucrativos, deixaram de ser prioridade.
 
“Os queijos maturados a venda zerou. De empório, queijo mais fino, não vende nada. Acredito que nós vamos vender queijos mais novos, um queijo com um valor menor e eu estou destinando um pouco da minha fabricação para queijo de maturação mais longa, o queijo que eu deixo maturar de 6 meses para frente, para tentar vender lá na frente", explicou.
 
De acordo com o presidente da Associação Mineira dos Produtores de Queijo Artesanal (Amiqueijo), João Carlos Leite, por causa essas mudanças no comércio dos queijos, muitas propriedades mudaram a forma de renda para se manterem durante esse período. Ele ainda afirmou que a situação já impacta no preço nas nove regiões produtoras no estado.
 
“O preço do queijo é a oferta e demanda. Não tem demanda, a oferta está em alta, o preço cai. Nós estamos vivendo esse momento triste para nós produtores. Claro que nós estamos tomando nossas medidas, reduzindo a produção de queijos, baixando o preço, criando alternativas de venda on-line, para tentar sobreviver diante desse novo mercado.”
 
Para baixar os custos, o produtor Guilherme Ferreira, de São Roque de Minas, no Centro-Oeste do estado, também diminuiu a ração das vacas. A ideia agora é planejar o futuro para tentar se manter no mercado.
 
“Estamos garantindo a seca, picando milho para a silagem e firme e forte aqui tirando leite todo dia. Infelizmente tivemos que dispensar um dos funcionários para baixar custo e pra ele voltar pra casa também, porque ele era de fora. As prateleiras já estão cheias de queijo, estamos aguardando que tudo acabe bem e que todos possam voltar à normalidade”, disse Guilherme Ferreira.
 
As informações são do MG2 Triângulo e Alto Paranaíba.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures