ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Copa do Mundo MilkPoint: "vai um chocolate ao leite belga aí?"

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/06/2018

4 MIN DE LEITURA

0
3

Embalado pela Copa do Mundo 2018 que se aproxima, o MilkPoint dá sequência ao Especial Copa do Mundo a fim de trazer aos seus leitores as curiosidades lácteas dos países participantes do campeonato em 2018.

A terceira nação selecionada para esta série de matérias foi a Bélgica, que é um país situado na Europa ocidental, tem uma área de 30.528 quilômetros quadrados e uma população de cerca de 10,7 milhões de habitantes.

Quando se fala em Bélgica, três itens – que cá entre nós são muito saborosos - logo vêm em mente: chocolate, batata frita e cerveja. Hoje vamos falar sobre o chocolate, pois e é difícil achar quem não o aprecie! Vale destacar que o chocolate ao leite é uma das variedades mais apreciadas em todo o mundo.

Mas, qual o segredo do chocolate belga? Está na qualidade das várias etapas de sua fabricação, desde a seleção dos melhores ingredientes a uma fabricação precisa e quase artesanal das misturas, utilizando máquinas de última geração. Entre as principais marcas de chocolate estão nomes como Neuhaus, Barry Callebaut, Jean Galler, Belcolade, Côte d’Or, Godiva, Burie e Leônidas, além das inúmeros fabricantes caseiros.

História do chocolate belga

Vamos voltar um pouco no tempo, em 1635, quando a Bélgica era um território ocupado pelos espanhóis. Nada coincidentemente, o Império Espanhol também dominava grande parte do continente americano, em particular os países andinos e centro-americanos, cujos povos desenvolviam a cultura do cacau há séculos.

Os espanhóis levavam grandes quantidades de cacau para o continente europeu e por uma questão climática, os países do Norte, entre eles a Bélgica, possuíam um clima mais ameno, sob o qual produzir chocolates era mais conveniente, especialmente na forma de barras e em sua apresentação mais popular até meados do século XIX – o chocolate quente.

Os belgas desenvolveram diversas técnicas de produção e preparação do chocolate, mas foi apenas no século XX que a indústria belga de chocolates atingiu seu auge. Com sua colônia africana produzindo o cacau, o Congo Belga, as fábricas belgas de chocolate passaram a ter acesso a um volume praticamente inesgotável da matéria-prima.

Invenção do bombom

No século 19, a Galeria Real em Bruxelas era o endereço da sofisticação no rico norte europeu. Entre as lojas de brinquedos, de rendas, há uma muito especial, onde tudo aconteceu. Uma farmácia. Farmácia? Nada mais se parece com remédio por lá. A gerente, Milena Tedeschi, explica que há mais de 100 anos o dono teve a ideia de enrolar os medicamentos com uma cobertura de chocolate preto para ajudar a engolir o remédio amargo.

Em 1912, eles abandonaram de vez os medicamentos e passaram a rechear o chocolate com pasta de nozes. Estava criado o bombom. Os mais antigos são os que têm apenas recheio de avelãs e nozes.

Desde então os artesãos do chocolate nunca mais pararam de inventar. Alguns bombons ainda são feitos à mão, com baunilha, café, nozes e flocos. É um mundo de descobertas. A tradição ocupa os endereços mais chiques de Bruxelas, como a praça do Sablon, onde estão os grandes criadores de chocolates da Bélgica.

Composição e qualidade do chocolate belga

A composição do chocolate belga é regulada por lei desde o ano de 1884. Para evitar adulterações e a proliferação de chocolates de baixa qualidade, o chocolate belga, mesmo ao leite, deve possuir no mínimo 35% de puro cacau.

Não apenas o cacau, mas também os aditivos usados na produção, entre eles o leite em pó, a lecitina de soja, a baunilha e até mesmo o açúcar usados na produção são de primeira qualidade. O uso de gorduras e óleos vegetais foi banido da produção local dos chocolates.

A Bélgica e a Copa do Mundo

A Bélgica é uma das 14 seleções europeias classificadas para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. A vaga foi conquistada com tranquilidade no Grupo H das Eliminatórias da Europa. Foram nove vitórias e um empate em dez jogos e 28 pontos conquistados, com 43 gols marcados e apenas seis sofridos.

Com jogadores em ótima fase em seus clubes, como De Bruyne, Eden Hazard e Romelu Lukaku, a Bélgica chega à Copa 2018 como uma das favoritas ao título. Vale lembrar que a melhor campanha foi em 1986, quando parou na semifinal. Seu apelido oficial é “Diabos Vermelhos”). 

Você tem conhecimento sobre alguma curiosidade láctea de algum país participante da Copa do Mundo 2018? Gostaria de aprender um pouquinho mais sobre alguma nação?

Envie a sua sugestão para nós pelo box abaixo ou por meio do e-mail contato@milkpoint.com.br Também, compartilharemos novidades sobre este tema nas nossas redes sociais por meio da hashtag #copadomundomilkpoint

Leia também:

Copa do Mundo MilkPoint: os 'hermanos' e a paixão pelo doce de leite

Copa do Mundo MilkPoint: Portugal, 'ora pois' e o Queijo Serra da Estrela

Fontes consultadas > Wikipedia, Mercado do Cacau, A Casa na Mala, Globo Repórter e IG São Paulo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures