ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estudo mostra como consumo de leite se espalhou na Europa pré-histórica

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/04/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Um estudo acompanhou a mudança do estilo de vida de caçadores-coletores para o início da agricultura, que ocorreu na Europa pré-histórica durante um período de cerca de 1.500 anos. Uma equipe internacional de cientistas, liderada por pesquisadores da Universidade de York (Reino Unido), analisou restos moleculares de alimentos deixados em cerâmica usada pelos primeiros agricultores que se estabeleceram na costa atlântica da Europa de 7 mil a 6 mil anos atrás. Seu estudo foi tema de artigo publicado na revista “Nature Communications”.

Os pesquisadores relatam evidências de laticínios em 80% dos fragmentos de cerâmica da costa atlântica do que hoje são a Grã-Bretanha e a Irlanda. Em comparação, a criação de gado leiteiro na costa sul do Atlântico europeu, onde hoje são Portugal e Espanha, parece ter sido muito menos intensiva e com maior uso de ovelhas e cabras do que de vacas.

O estudo confirma que os primeiros agricultores que chegaram à costa sul do Atlântico europeu exploraram os animais em busca de leite, mas sugere que a produção leiteira só decolou quando se espalhou para as latitudes mais ao norte, com um volume progressivamente maior de laticínios processados em vasos de cerâmica.

Os agricultores pré-históricos que colonizaram áreas do norte, com climas mais severos, podem ter tido uma maior necessidade dos benefícios nutricionais do leite, incluindo vitamina D e gordura, sugerem os autores do estudo.

Mudança genética

O autor sênior do artigo, Oliver Craig, do Departamento de Arqueologia da Universidade de York, disse: “As diferenças latitudinais na escala de produção de laticínios também podem ser importantes para entender a evolução da persistência da (enzima) lactase adulta em toda a Europa. Hoje, a mudança genética que permite aos adultos digerir a lactose (açúcar presente) no leite é muito mais frequente nos europeus do noroeste do que nos do sul.”

Os pesquisadores examinaram resíduos orgânicos preservados na cerâmica neolítica inicial de 24 sítios arqueológicos situados entre Portugal e Normandia, bem como no Báltico Ocidental.

Eles descobriram surpreendentemente pouca evidência de alimentos marinhos em cerâmica, mesmo em locais localizados perto da costa do Atlântico, com muitas oportunidades para a pesca e a coleta de mariscos. Uma exceção foi no Báltico Ocidental, onde laticínios e alimentos de origem marinha eram preparados em cerâmica.

“Essa descoberta surpreendente pode significar que muitos agricultores pré-históricos evitavam os alimentos marinhos em favor dos laticínios, mas talvez peixes e moluscos fossem simplesmente processados de outras maneiras”, observou a principal autora do artigo, Miriam Cubas.

“Nosso estudo é uma das maiores comparações regionais do uso precoce de cerâmica”, ela acrescentou. “Ele lançou uma nova luz sobre a disseminação da agricultura precoce na Europa Atlântica e mostrou que havia uma enorme variedade na maneira como os primeiros agricultores viviam. Esses resultados nos ajudam a ganhar mais de uma visão da existência das pessoas que vivenciaram durante esse processo de mudança importante na cultura e no estilo de vida – de caçadores-coletores a agricultores.”

As informações são da Revista Planeta.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures