O iogurte deverá crescer rápido no mercado de lácteos alemão que, para outros produtos, está com crescimento lento e saturado. O produto deverá registrar o mais alto crescimento em todas as categorias de lácteos na Taxa Composta de Crescimento Anual (CAGR) de 2,7% durante 2012-2017 em termos de euros, que é duas vezes mais rápido que o crescimento no leite a CAGR de 1,4% e mais de três vezes mais rápido que os queijos, com CAGR de 0,8%.
Em um novo estudo sobre as preferências dos consumidores alemães por produtos lácteos, o Canadean descobriu que o “prazer de consumo” é uma importante tendência, motivando 35% do consumo em volume. Isso mostra a importância do sabor, textura e categorias de produtos emergentes, como iogurte congelado e sobremesas lácteas.
O preço e o valor monetário são as segundas motivações mais importantes; entretanto, com 22%, isso é significativamente menos importante do que o desejo de prazer ao consumo. O desejo de consumir produtos saborosos é particularmente importante em categorias emergentes, como iogurte congelado, que é considerado uma alternativa mais saudável a outros lanches e sobremesas.
Produtos como o bem sucedido iogurte congelado, Wonderpots, estão ganhando popularidade e enfatizando os sabores e as texturas oferecidas ao invés da contagem de calorias.
De acordo com a analista do Canadean, Veronika Zhupanova, simplesmente ser mais saudável não é suficiente. “Os consumidores querem apreciar a experiência mais prazerosa além de outras preocupações secundárias a isso”.
É visto um aumento de pessoas atingindo mais de 55 anos de idade e por isso crescendo sua participação na população alemã, de 33,7% para 36,6% entre 2012 e 2017, e por isso, a importância desse grupo somente crescerá.
De acordo com Zhupanova, a categoria de iogurtes de rápido crescimento pode animar o saturado mercado de lácteos alemão. “Com um número grande de consumidores mais velhos buscando cuidar de si mesmos, os processadores precisam enfatizar os sabores e as texturas que compreendem a maioria do mercado de lácteos alemão de crescimento lento”.
A reportagem é do FoodBev.com, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint Brasil.