ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conseleite/PR: valor para janeiro mostra estabilidade

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/01/2009

MENOS DE 1 MIN DE LEITURA

4
0
Segundo dados do Conseleite do Paraná, o preço de referência do leite padrão projetado para janeiro (pago em fevereiro) manteve-se estável, no valor de R$ 0,5312/l para o produto Posto Plataforma, uma leve queda de cerca de 0,0047 centavo por litro (- 0,88%) em relação à média obtida no mês anterior (valor final de dezembro, Posto Plataforma, foi R$ 0,5359).

De acordo com Ronei Volpi, vice-presidente do Conselho, a oferta manteve-se estável, apesar da forte seca que afetou a produção em algumas regiões do Estado. No atacado, os preços do leite longa vida e do leite pasteurizado mostraram uma recuperação no final do ano e seguem estáveis. Já os queijos tiveram uma leve queda nos valores praticados.

Gráfico 1. Valores pagos pelo leite padrão, registrados pelo Conseleite do Paraná, em reais por litro.



Equipe MilkPoint

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WALTER JARK FLHO

SANTO ANTÔNIO DA PLATINA - PARANÁ - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 23/01/2009

Prezado André

Fiz comentário sobre Conseleite. Você afirma que conselhos paritários são uma boa. Concordo. Entretanto, no final, você afirma que há necessidade de "uma organização mais complexa que envolva todos os elos da cadeia. Que as forças de quem produz, industrializa e comercializa se equivalham." Para mim, esta ultima frase significa um conselho paritário. Portanto, o que nós temos, o Conseleite, não é um verdadeiro conselho paritário. Pelo menos na prática, porque nós produtores sempre saimos perdendo.
GOTAVIO VIEIRA

BELO VALE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/01/2009

O leite em Minas Gerais vai cair mais este ano de 2009? O que fazer?
ANDRÉ GONÇALVES ANDRADE

ROLIM DE MOURA - RONDÔNIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/01/2009

Contra o todo poderoso, pouco se pode fazer.

Não me refiro aqui a indústrias, cooperativas. Mas sim ao todo poderoso e imperioso mercado e as leis que o regem. Sem contar com o disparate que existe entre as indústrias e o comércio que tem contato direto com o consumidor. E diga-se de passagem tem força pra manipular o mercado.

Fácil de entender.

- Quem produz leite, produz todos os dias e não tem jeito de produzir apenas quando quer.
- A Indústria que compra e processa essa produção de leite o tem que fazer da mesma forma.
- Mas o comércio... ah! O comércio exerce a pressão do que lhe convém pra ganhar mais. Tem oferta, faz corpo mole. Cancela pedidos. Suspende a compra por um período. Pressiona os preços pra baixo e por aí vai. E pior. Essa baixa demora muito a chegar ao consumidor. Daí a miopia da visão da grande maioria com relação ao negócio leite.
Quando isso vai mudar?
Aí eu também queria saber.

Conselhos paritários são uma boa. Mas não resolvem por sí só os problemas. É preciso uma organização mais complexa e ampla, que envolva todos os elos da cadeia. Que as forças de quem produz, industrializa e comercializa se equivalham. Aí sim teremos o sistema justo pra todos.

Um abraço.
WALTER JARK FLHO

SANTO ANTÔNIO DA PLATINA - PARANÁ - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 21/01/2009

Porque será que os preços praticados no Paraná são os menores segundo pubicação do Cepea nesta mesma edição? Afinal, somos pioneiros em ações para proteger o produtor. Criamos o Conseleite para isso, se não me engano. Foi feita uma CPI do leite com grande estardalhaço e se chegou ao Conseleite. Será que valeu a pena?

Walter
MilkPoint AgriPoint