Com restrições do Brasil, Conaprole adia planos no país
A reação brasileira ao aumento das importações de leite em pó do Uruguai nos últimos meses levou a Conaprole, maior produtora de lácteos do país vizinho, a congelar, por tempo indeterminado, os planos para construir uma unidade industrial com capacidade de processamento estimada em cerca de 1 milhão de litros por dia no Brasil. O investimento de US$ 50 milhões já havia atrasado com o estouro da crise no fim de 2008, mas agora as novas restrições comerciais travaram de vez o projeto, informa o gerente-geral da Conaprole no Brasil, Agenor Magalhães.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a limitação das importações uruguaias a 10 mil toneladas até outubro a preços mínimos iguais ou superiores aos praticados na Oceania, hoje em torno de US$ 2,3 mil por tonelada. No primeiro semestre deste ano, o Brasil importou 13,9 mil toneladas de leite em pó uruguaio - em 2008, foram apenas 1,7 mil toneladas em igual período.
Os uruguaios queriam a liberação imediata das licenças para vender ao Brasil. A Camex optou, porém, por uma "solução política". Atendeu a pressão de produtores e cooperativas nacionais e agradou o governo uruguaio, que dependia dessa boa vontade para ajudar o candidato oficial do presidente Tabaré Vázquez e ex-ministro da Agricultura, o senador tupamaro José Mujica. As eleições ocorrem em outubro.
O embaixador do Uruguai no Brasil, Carlos Amorin, afirma que desde maio o prazo de liberação das licenças de importação do leite pelo Brasil passou de dez para 60 dias ou mais. Amorin explica que os dois governos mantêm "alguns diálogos" sobre o tema, mas que o limite de 10 mil toneladas equivale à quase totalidade dos pedidos de licença já encaminhados.
A decisão da Camex, que deu condições mais favoráveis aos uruguaios do que o acordo privado fechado com exportadores argentinos, está condicionada à resolução das travas do Uruguai ao frango brasileiro, discriminado por alegadas questões sanitárias. O secretário-geral do Itamaraty, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, deve conversar sobre leite e frango com autoridades uruguaias no dia 10 de setembro, em Montevidéu. O embaixador Carlos Amorin diz que a questão deve ser tratada à parte para evitar maiores atritos, mas afirma esperar "reciprocidade positiva" do Brasil. Amorin também avisa que o Uruguai está disposto a dar garantias de que não pratica "triangulação" de lácteos subsidiados produzidos em outros países ao Brasil.
Mais incisivo, o executivo Agenor Magalhães, da Conaprole, diz que as medidas brasileiras afrontam o Mercosul e contrariam o tratamento exigido de outros parceiros comerciais. Sua empresa, que responde por 80% das vendas uruguaias, pretende montar uma base de captação de matéria-prima no Brasil. Mas quer garantias para a importação de alguns produtos do Uruguai para reprocessamento. "Queremos a operação brasileira como uma base de exportações, e não para disputar o mercado interno". As exportações de leite uruguaio cresceram, segundo ele, devido à valorização do real. A Conaprole tem um centro em Ivoti, na região metropolitana de Porto Alegre, e atende basicamente indústrias de alimentos. A nova fábrica poderia ser instalada no Rio Grande do Sul, Paraná ou Goiás.
A matéria é de Sérgio Bueno e Mauro Zanatta, publicada no jornal Valor Econômico, adaptada e resumida pela Equipe MilkPoint.
Nota: O MilkPoint apurou que, na reunião da Camex, ficou definida a liberação do volume de 10 mil toneladas de leite em pó do Uruguai para o segundo semestre.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

ALEGRETE - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 28/08/2009

SANT'ANA DO LIVRAMENTO - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 28/08/2009
Fernando Bueno Simões Pires
Produtor de Leite - Santana do Livramento - RS