ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Clubes de assinaturas de alimentos ganham espaço durante pandemia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/11/2020

4 MIN DE LEITURA

0
1

De um lado, a possibilidade de os empresários garantirem faturamento com estoques reduzidos e baixos investimentos. De outro, clientes com acesso a produtos selecionados entregues com regularidade em suas residências. Esse é o segredo do sucesso dos clubes de assinaturas, modelo de negócios já difundido no mercado de livros e vinhos e que, por causa do isolamento imposto pela pandemia, começou a avançar também na área de alimentos como carnes, cafés, temperos, leites e queijos.

Segundo dados da plataforma de e-commerce Betalabs, o segmento de clubes de assinatura como um todo cresceu 12% entre janeiro e outubro no país ante o mesmo período de 2019. A empresa calcula que 800 novos clubes foram criados, e estima alta de 55% no número de clientes que passou a atender, em cerca de 600 iniciativas do gênero. E, ao lado das novidades, apostas mais antigas também ganharam impulso.

Na Mantiqueira, o primeiro clube de assinatura de ovos do Brasil foi criado em novembro de 2018. Segundo o diretor comercial da empresa, Murilo Pinto, a ideia nasceu de forma intuitiva, sem grandes pretensões. “Na época, não vislumbramos o clube como uma possibilidade de business, mas os resultados provaram o contrário”, afirmou.

As assinaturas da Mantiqueira têm opções de planos individuais e familiares, e já incluem kit de ovos veganos feito à base de plantas. Há cerca de um mês, a empresa turbinou o e-commerce e criou canais para atender atacado e varejo. O cliente pode escolher se quer receber os produtos escolhidos semanal, quinzenal ou mensalmente.

Segundo Pinto, ao todo 4 mil assinantes compram os ovos da Mantiqueira, e 90% deles são consumidores finais que recebem as encomendas em casa. A participação do clube nos negócios da companhia, que é a maior produtora de ovos do país - são 2,3 bilhões de unidades por ano - é pequena, mas a frente cresce 10% ao mês e atende clientes no Rio, em São Paulo e no ABC paulista e no Sul de Minas. A próxima parada é o Vale do Paraíba, também em São Paulo.

A World Steak, com sede em Jundiaí (SP), é outro clube que tem obtido bons resultados com a venda de cortes de carnes por assinatura. A empresa foi criada em 2017 por seu CEO, Arnaldo Ferraro, que também é dono da Meqso, cujo foco é a distribuição de proteínas. O faturamento mensal da World Steak está em R$ 300 mil por mês, com lucro líquido na casa dos R$ 80 mil. Durante a pandemia, o clube cresceu quase 49% e passou a contar com 600 assinantes mensais em sua base.

Os preços dos cinco planos de assinatura da World Steak variam de R$ 9,90 a R$ 499,90, e incluem cortes sofisticados e premium de proteínas. Os mais procurados pelos assinantes são o bife de ancho e bife de chorizo, da raça black angus - carnes importadas do frigorífico uruguaio Las Piedras.

Os clubes de assinaturas de cafés especiais também estão caindo no gosto dos brasileiros, e um exemplo disso é a mineira Coffee and Joy. Criada a partir de um investimento inicial de R$ 100 mil em 2016, a empresa passou a registrar crescimento de 10% ao mês no ano passado e, durante a pandemia, viu os números dobrarem.

“Em 2019, nosso desafio era vender pelo menos 130 sacas de café no ano. Para a safra de 2020/21 já investimos cerca de R$ 200 mil em 150 sacas e temos previsão de comprar mais até dezembro”, diz Débora Reis, cofundadora da Coffee and Joy. No clube mineiro, o assinante escolhe o perfil do café, mas todos são especiais, puros e 100% arábica. Até o fim de 2021, o objetivo é chegar a 6 mil clientes.

Segundo Reis, o aumento na procura pelo grão no clube foi tamanha que até aumentou a dificuldade em encontrar papelão disponível para as embalagens dos produtos. Enquanto a unidade do papelão estava sendo vendida a R$ 1,03 em junho, para dezembro o valor subiu para R$ 2,54. “Diante da falta da matéria-prima no mercado, os preços subiram consideravelmente”, afirma a executiva.

Desde o início da Covid-19, a região de Belo Horizonte teve o serviço de coleta seletiva interrompido, o que influenciou na quantidade de papelão disponível. O serviço foi retomado nas últimas semanas em 45 bairros.

Lançada em 2017 em Curitiba com aporte de R$ 10 mil feito pelo jornalista Jefferson Jess, a Caixa Colonial, cujo foco está em produtos artesanais como queijos e geleias, também viu as vendas crescerem por causa do isolamento social. Com plano mensal de R$ 139, os 750 assinantes do clube estão concentrados na região Sudeste. Jeff e sua esposa percorreram mais de 8 mil quilômetros pelo interior do Brasil, em uma kombi, em busca de sabores regionais para o clube, mas seus esforços estão sendo compensados. Durante a pandemia, o faturamento mensal dobrou, de R$ 45 mil para R$ 90 mil.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures