FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Chuvas desta semana deverão ser decisivas para o milho safrinha

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/05/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

O comportamento das chuvas nesta semana nas principais regiões produtoras de grãos do país será crucial para a safrinha de milho. E, se as precipitações vierem em bom volume, uma nova colheita recorde estará bem encaminhada.

“Se as chuvas vierem como esperamos, a produção poderá atingir entre 75 milhões e 76 milhões de toneladas”, projetou o agrometeorologista Marco Antonio Santos, da Rural Clima. Até agora a consultoria prevê entre 71 milhões e 73 milhões de toneladas. O recorde atual foi batido em 2018/19 - 73,2 milhões de toneladas, segundo a Conab.

Conforme Santos, os modelos indicam chuvas superiores a 30 milímetros nas principais regiões produtoras. “Mato Grosso é o único Estado que já está bem. Mas Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais precisam muito de boas chuvas esta semana”. Em Goiás, disse, serão necessárias precipitações de mais de 30 milímetros ao longo do mês para garantir uma safrinha volumosa.

Outro Estado com incertezas climáticas é o Paraná. Na semana passada, o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura do Estado reduziu sua previsão para a colheita de milho na segunda safra deste ciclo 2019/20, para 12 milhões de toneladas.

Conforme Santos, o ajuste reflete a falta de chuvas nos últimos dez dias até sexta-feira. A última precipitação relevante no Estado foi registrada no dia 14 de abril. “Se a chuva vier em volume pequeno ou for irregular nos próximos dias, será um problema, já que a previsão é que volte a chover somente no dia 15 de maio. Com 30 dias sem chuva, a quebra da safra paranaense poderá ser considerável”, disse. “Mas se a chuva for superior a 20 milímetros, será suficiente para garantir a safra”.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint