Chile: Nestlé aumenta em 20% investimentos na marca

O presidente executivo da Nestlé Chile, Fernando del Solar, disse que a empresa está trabalhando na construção permanente de marcas fortes durante esse difícil período de desaceleração econômica. Apesar da crise, ele disse que a companhia aumentou em 20% seus investimentos da marca durante este ano com relação a 2008 com o fim de reforçar o posicionamento de seus produtos na mente do consumidor.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O presidente executivo da Nestlé Chile, Fernando del Solar, disse que a empresa está trabalhando na construção permanente de marcas fortes durante esse difícil período de desaceleração econômica. Apesar da crise, ele disse que a companhia aumentou em 20% seus investimentos da marca durante este ano com relação a 2008 com o fim de reforçar o posicionamento de seus produtos na mente do consumidor. "Ou seja, pusemos muito mais energia nessa área como também em inovação, desenvolvimento e comunicação".

A companhia, que conta com produtos globais, como Nescafé e Maggi, e locais, como Savory e Triton, tem aplicado estratégias que vão desde criar produtos "para épocas de crise" até conseguir uma relação mais direta com seus clientes através da rede. "Apostamos no crescimento mesmo quando a situação era de desaceleração e isso nos tem permitido ter participações de mercado e crescer nas categorias em geral".

Ele disse que um exemplo de inovação que a companhia desenvolveu esse ano é o lançamento no mercado de seu produto "Nido Buen día" - uma apresentação em sachê menor e econômico, pensado para "momentos de dificuldades econômicas" e que acabou com a crença de que esse leite era orientado somente para clientes das classes ABC1 e C2 (de maior renda). "Nesse caso, falamos em uma linguagem diferente nos período de crise, adaptados às circunstâncias atuais".

Del Solar disse que apesar do investimento em estratégias de marca ter sido positivo para a empresa, sempre se enfrenta o desafio de manter uma mesma cultura, alinhar processos e manter a disciplina com um grande portfólio de produtos. Para del Solar, materializar uma estratégia de marca até o lugar onde chega o cliente é um dos maiores desafios atuais das empresas. "O ponto de venda é o que determina definitivamente a execução, seja em supermercados, seja em qualquer negócio. Esse é o trabalho mais desafiador, a execução".

Por isso, ele disse que o mais importante é que a marca esteja no coração e na mesa do consumidor, de forma que é necessário ter um entendimento completo de quem são, o que fazem, porque o fazem e como estão mudando. Ele também disse que cada produto requer estratégias de posicionamento diferentes, já que enquanto um produto chega ao consumidor no ponto de venda, outros podem interagir com o cliente através de seus interesses e redes sociais.

A reportagem é do Terra Networks Chile S.A., adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?