Cemil conquista certificação internacional de segurança de alimentos

A obtenção do certificado representa uma importante conquista na gestão de riscos voltada à segurança dos alimentos.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 17

A obtenção do certificado representa uma importante conquista na gestão de riscos voltada à segurança dos alimentos.

Figura 1A Cemil deu mais um passo com a conquista da certificação FSSC 22000, uma norma internacional adotada pelas maiores empresas com atuação na indústria de alimentos e bebidas.

A certificação FSSC 22000 assegura o cumprimento de requisitos de segurança de alimentos, ao longo de toda a sua cadeia produtiva. Dessa forma, ela é buscada por empresas da cadeia de fabricação de alimentos que desejam atestar a conformidade de seus processos em relação à segurança de alimentos, desde a captação da matéria-prima até a mesa dos consumidores. No caso da Cemil, foram certificadas todas as linhas UHT, abrangendo os seguintes produtos: leites longa vida, bebidas lácteas aromatizadas e creme de leite.

Continua depois da publicidade

Na perspectiva dos clientes, a obtenção da certificação é muito positiva, pois a norma atua como um selo de segurança, que indica para o consumidor que os produtos fabricados pela Cemil são confiáveis, seguros e não apresentam riscos à sua saúde e bem-estar.

Na perspectiva da empresa, a conquista do certificado representa o aperfeiçoamento dos processos produtivos, a redução de riscos, uma melhor interação entre os elos da cadeia produtiva, maior credibilidade e competitividade no mercado. Por ser uma norma reconhecida internacionalmente, a FSSC 22000 abre à cooperativa novas fronteiras de negócios: A Cemil, mais uma vez, investe em segurança dos alimentos. E, agora, com a conquista da certificação FSSC 22000, nos colocamos em situação de igualdade com grandes players da indústria global de alimentos”, afirma o Diretor Presidente da Cemil, Vasco Praça Filho.

Desde 2014, a Cemil já vinha trabalhando seu sistema de gestão com foco nos requisitos da norma ISO 22000, o que permitiu à empresa ir se preparando para atender aos requisitos específicos do sistema FSSC 22000. O processo de certificação foi abrangente e envolveu todas as áreas da cooperativa, dentre elas: Qualidade, Produção, Manutenção, Almoxarifado, Expedição, Comercial, Transporte, Recursos Humanos, Suprimentos, Engenharia, Planejamento, Programação, Controle de Produção (PPCP) e Captação Leiteira, além de contar com o apoio integral da Alta Liderança.

Para dar uma dimensão da seriedade desse processo, a certificação tem validade de três anos e, anualmente, é realizada uma auditoria de manutenção, para verificar se a empresa pode continuar ostentando o selo.

As informações são da Assessoria de Imprensa da Cemil, resumidas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 17

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Filemom R Borges
FILEMOM R BORGES

LAGOA FORMOSA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 16/01/2019

Parabéns a CEMIL, e aos profissionais envolvido em todo o processo de aquisição do selo, em especial a Qualidade que tem alcançado e mostrado um resultado na qualidades dos seus produtos. Muito sucesso a todos
Qual a sua dúvida hoje?