Camex impõe restrições à importação de leite do Uruguai
A Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu submeter as importações de leite em pó do Uruguai a licenças não automáticas, conforme informou ontem o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. De acordo com ele, a medida será adotada por causa do aumento expressivo das compras brasileiras do produto neste ano. Uma missão do governo brasileiro desembarca hoje no Uruguai, para buscar entendimento sobre a importação de leite em pó do país.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Stephanes informou que, no ano passado, o Brasil importou 4 mil toneladas de leite em pó do Uruguai e, de janeiro a abril deste ano, 7 mil toneladas, e já havia pedidos de importações de mais 14 mil toneladas. Segundo o ministro, a Camex orientou o governo a iniciar uma negociação com vista a um possível acordo entre os setores comerciais brasileiro e uruguaio, com a finalidade de conseguir uma redução voluntária de exportações de leite do Uruguai para o Brasil.
Uma das preocupações do governo brasileiro é com a possível triangulação do comércio de leite em pó. No passado, houve no Brasil casos confirmados de desembarque de leite em pó proveniente do Uruguai e da Argentina que, na verdade, tinha origem na União Europeia e chegava aqui com tarifa zero de importação.
Conforme o secretário executivo do Sindilat-RS, Darlan Palharini, a medida é salutar. "Não é uma barreira, mas temos que ter competitividade para fazer frente aos produtos importados", avalia.
Importações de leite da Argentina
No final de abril, a Camex impôs uma barreira à importação de produtos lácteos da Argentina, com a implantação um sistema de licenciamento não-automático para as compras de leite e derivados do país vizinho. Um grupo interministerial passou a analisar e monitorar os pedidos de importação. Dias depois, o governo brasileiro estabeleceu com a Argentina um acordo de preços mínimos e estabeleceu uma cota máxima para as exportações de produtos lácteos do país vizinho ao Brasil.
As informações são da Agência Estado e do jornal Correio do Povo/RS, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

MARINGÁ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 21/06/2009

ARAÇATUBA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 20/06/2009
Faz tempo que esta importação vem ocorrendo e só agora temos uma ação efetiva ou os exportadores ja importaram o suficiente para brincar com os preços. Seria interessante citar quem importou este leite todo em detrimento do nosso produtor, porque com certeza será ele que arcará com o prejuizo causado pelos gananciosos de plantao. Tenho certeza que sao laticinios que prezam pela tao falada qualidade, mas na hora de levar vantagem nao pensam duas vezes.

TEÓFILO OTONI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 19/06/2009