A tentativa da Kraft de comprar a Cadbury parece uma história simples - um grande conglomerado empenhado em absorver uma bem-amada marca britânica.
Na proposta inicial, a Kraft, que avalia a Cadbury em 10,2 bilhões de libras (US$ 16,7 bilhões), ofereceu quase dois terços em ações. "Esse é o complicador", diz Martin Deboo, analista na Investec.
O que pesa a favor da Cadbury é a cesta de dinheiro e ações na proposta feita pela Kraft. O valor relativamente pequeno em dinheiro não foi bem recebido pelos investidores. "É sempre mais fácil quando é tudo só em dinheiro", diz um deles.
Na segunda-feira (21), a Cadbury pediu à UK Takeover Panel (comissão britânica regulamentadora de aquisições) que solicite à Kraft que apresente uma proposta formal de "takeover" ou abstenha-se por seis meses. A comissão diz ser "muito raro" não aprovar pedidos desse tipo (conhecidos por "put up or shut up"). O pedido é também um recado a qualquer empresa que venha a fazer uma contra-oferta ao alertar os potenciais interessados que ele dispõem de um lapso limitado de tempo para expressar-se.
"A decisão da Cadbury acelera um pouco o processo e força quaisquer outros interessados", diz Simon Marshall-Lockyer, analista da Jefferies International. "A eventual compra da Cadbury é o tipo de aquisição que só acontece uma vez na vida", acrescenta.
A demora em torno da aquisição beneficia a Kraft. Quanto mais tempo a Kraft levar para fazer seu próximo lance, mais favoravelmente os investidores das duas companhias poderão considerar a proposta inicial. E isso poderá valorizar as ações da Kraft e desvalorizar as da Cadbury.
A Kraft precisa demonstrar estar financeiramente comprometida com uma proposta formal, em vez de apenas assegurar ao mercado de que não terá problemas em obter o financiamento necessário. A companhia está trabalhando em colaboração com assessores do Citigroup e do Deutsche Bank para levantar recursos. Para fazer uma proposta formal, a Kraft necessitará tempo para decidir se elevará seu lance inicial.
A Kraft terá apenas uma oportunidade para atrair a Cadbury a fechar um negócio ou, no mínimo, entrar em negociações, se a comissão de aquisições impuser um limite de prazo. Se a Cadbury rejeitar uma proposta formal, a Kraft terá de se afastar durante pelo menos seis meses.
Até agora, os investidores estão apoiando a Cadbury. O preço de suas ações permanece alto, mostrando que os investidores estão esperando uma proposta melhor.
A reportagem é do jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Cadbury pressiona Kraft e exige uma proposta concreta
Na segunda-feira (21), a Cadbury pediu à UK Takeover Panel (comissão britânica regulamentadora de aquisições) que solicite à Kraft que apresente uma proposta formal de "takeover" ou abstenha-se por seis meses. A comissão diz ser "muito raro" não aprovar pedidos desse tipo (conhecidos por "put up or shut up"). O pedido é também um recado a qualquer empresa que venha a fazer uma contra-oferta ao alertar os potenciais interessados que ele dispõem de um lapso limitado de tempo para expressar-se.
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