Cadbury anuncia planos, após recusar oferta da Kraft

O diretor-presidente da Cadbury PLC, Todd Stitzer, anunciou ontem planos de expansão ambiciosos para a fabricante britânica de doces, num desafio que ignora a possibilidade do futuro da Cadbury estar nos braços da Kraft Foods Inc. ou de outra empresa. Numa apresentação a investidores, Stitzer tentou seduzir os ouvintes com promessas de margem, lucros e receita maiores, e delineou um cenário em que a Cadbury continuaria como uma empresa independente.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O diretor-presidente da Cadbury PLC, Todd Stitzer, anunciou ontem (16) planos de expansão ambiciosos para a fabricante britânica de doces, num desafio que ignora a possibilidade do futuro da Cadbury estar nos braços da Kraft Foods Inc. ou de outra empresa. Numa apresentação a investidores, Stitzer tentou seduzir os ouvintes com promessas de margem, lucros e receita maiores, e delineou um cenário em que a Cadbury continuaria como uma empresa independente.

Stitzer disse que havia restrições no que ele podia revelar sobre as perspectivas de lucro da Cadbury depois da oferta de US$ 16,7 bilhões da Kraft, devido à lei britânica de aquisições. "Estamos cumprindo nossas promessas de gerar expansão da receita, melhorar a margem e obter o crescimento sólido que nossos investidores estavam buscando", disse. Ele também previu que, de 2010 em diante, a Cadbury iria ter "o fluxo de caixa sólido que vai gerar retorno para os acionistas e fundos necessários para investir em novas oportunidades de crescimento".

Os comentários de Stitzer surgem quando possíveis personagens do drama da Cadbury estudam qual será a próxima jogada. A Hershey Co. e a fundação que a controla continuam a procurar meios de lançar uma oferta rival para comprar a Cadbury, disseram pessoas familiarizadas com a questão. Nos últimos dias a Hershey Trust contratou o pequeno banco de investimentos Watch Hill Partners, assim como o banqueiro Byron Trott, ex-Goldman Sachs & Co., para prestar consultoria a uma possível oferta, segundo pessoas a par da situação.

Entretanto, a Hershey enfrenta desafios enormes para fazer essa aquisição. Ela é muito menor que a Cadbury ou a Kraft e qualquer oferta teria um efeito negativo em sua ação ou na avaliação de risco.

A própria Kraft, enquanto isso, tenta conseguir financiamentos para uma possível oferta hostil. Mas também enfrenta dificuldades para modificar sua oferta porque não quer prejudicar sua própria avaliação de risco.

Em seu discurso, num evento organizado pela Sanford Bernstein em Londres, Stitzer apresentou o progresso de seu plano quadrienal, chamado "Da Visão à Ação", que lançou em 2007 para impulsionar as vendas, a participação de mercado e a lucratividade da Cadbury. Stitzer, o americano que é diretor-presidente da Cadbury há seis anos, disse que a empresa ainda "tem muito mais a dar".

Stitzer citou como sucessos os negócios da Cadbury no Reino Unido, onde as vendas do primeiro semestre subiram 14%, ante crescimento de apenas 2% no setor inteiro de doces do país. Ele delineou oportunidades de crescimento em lugares como América do Sul, África do Sul e Paquistão e se disse confiante de que vai alcançar seus objetivos de margens "boas, na faixa de 15% ou mais", ante os 11% atuais.

A matéria é de Cecilie Rohwedder, publicada no jornal Valor Econômico, adaptada e resumida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?