Brasil: neozelandeses querem investir na agropecuária
Mostrar a investidores e empresários da Nova Zelândia as oportunidades de negócios e de investimentos na agropecuária brasileira. Essa foi a razão da visita às duas unidades da Embrapa em São Carlos - Embrapa Instrumentação Agropecuária e Embrapa Pecuária Sudeste - do jornalista Tim Cronshaw, do jornal The Press, de Christchurch (Nova Zelândia) e do diplomata Matthew Paterson, primeiro secretário da Embaixada da Nova Zelândia em Brasília.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Tim Cronshaw vai escrever diversas matérias sobre a agropecuária brasileira e a importância da Embrapa para esse segmento, além de apresentar os atrativos de negócios nos setores de agroenergia, cana-de-álcool (cana-de-açúcar), reflorestamento e pecuária leiteira e de corte. Para que esses investimentos sejam efetivados, Paterson acredita que seria necessário divulgar com mais detalhes, na Nova Zelândia, as boas condições da economia brasileira.
Eles conheceram o sistema de produção de leite, as diversas variedades de capim utilizados e alguns laboratórios de ambas as Unidades, entre eles o Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio.
A Nova Zelândia é um dos países mais adiantados em pecuária de leite, com a maioria do rebanho constituído pelas raças holandesa e jersey, bem como a cruza entre elas. Naquele país, há 15 mil pecuaristas leiteiros que produzem cerca de 13 bilhões de litros anuais. Em contraste, o Brasil, com produção anual de em torno de 27 bilhões de litros, possui aproximadamente 1,2 milhão de produtores, o que mostra a enorme distância de produtividade média entre as duas nações: média de 870 mil litros/produtor/ano na Nova Zelândia e de 23 mil litros/produtor/ano no Brasil.
Os visitantes foram recebidos, na Embrapa Instrumentação Agropecuária, pelo chefe geral Álvaro Macedo; o chefe de Pesquisa, Luiz Henrique Capparelli Mattoso; e o pesquisador Rubens Bernardes Filho. Na Embrapa Pecuária Sudeste estiveram com a chefe de Comunicação e Negócios, Patrícia Menezes Santos (o chefe geral, Maurício Mello de Alencar, estava em viagem) e com o pesquisador Francisco Dübbern de Souza, articulador internacional da Unidade.
As informações são da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

PATOS DE MINAS - MINAS GERAIS
EM 08/12/2009

TUBARÃO - SANTA CATARINA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 15/07/2009