Brasil limita importação de leite uruguaio a 10 mil ton

O governo decidiu limitar em 10 mil toneladas a cota de importação de leite do Uruguai no segundo semestre. Nos primeiros seis meses do ano, segundo avaliação da Câmara de Comércio Exterior (Camex), houve um crescimento expressivo da importação do leite uruguaio, o que poderia prejudicar os produtores nacionais.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

O governo decidiu limitar em 10 mil toneladas a cota de importação de leite do Uruguai no segundo semestre. Nos primeiros seis meses do ano, segundo avaliação da Câmara de Comércio Exterior (Camex), houve um crescimento expressivo da importação do leite uruguaio, o que poderia prejudicar os produtores nacionais.

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou que foi decidido na reunião de ministros da Camex que será constituído um grupo de trabalho, que terá o prazo de dois meses para fazer um diagnóstico do setor. Também está em estudo a possibilidade de elevar as tarifas dos produtos da Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum.

A ideia é elevar a alíquota dos atuais 27% para 55%. "O aumento das tarifas de exceção para as exportações de leite tem como objetivo nos proteger de um ataque de países que têm subsídio", contou o ministro. Esse é o caso, por exemplo, da União Europeia. Stephanes disse ainda que o Itamaraty deverá acionar o governo uruguaio sobre as restrições à importação do frango brasileiro.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

fernando ferreira
FERNANDO FERREIRA

SANT'ANA DO LIVRAMENTO - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/08/2009

Lamentavel, esse é o Mercosul!!!
O que o governo brasileiro deveria incentivar é o consumo por habitante, o mercado brasileiro poderia duplicar. Alem disso se as normas de higiene e segurança alimentar fossem respeitadas boa parte do leite brasileiro estaria fora do mercado. O leite uruguaio é barato pq é produzido por um sistema eficiente de produção, este é o mesmo artificio que o nosso presidente vai la no exterior criticar, pedindo o fim do protecionismo e barreiras comercias. Enquanto isso o Lula libera as importaçoes de tecidos do Peru, perdoa dividas e da de presente refinarias da Petrobras no pais do indio cocaleiro.
Elvis Luís Basso
ELVIS LUÍS BASSO

PEJUÇARA - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 28/08/2009

Parabéns mais uma vez ao ministro da agricultura que vem surpreendendo pelo empenho em resolver os problemas que o setor agrícola enfrenta.
Roberto Carlos de Castro
ROBERTO CARLOS DE CASTRO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/08/2009

O governo brasileiro deveria não importar leite de nenhum país e com isso incentivar o produtor rural do nosso pais a produzir mais, melhorando a sua renda e ajudando a reverter o êxodo rural, fixando mais famílias no campo onde hoje é o melhor lugar de se viver.
Qual a sua dúvida hoje?