BA: governo investirá na cadeia do leite
Restabelecer a cadeia do leite na Bahia, melhorando a produção, a qualidade do produto, a industrialização e, ao mesmo tempo, gerar trabalho e renda, além de reduzir a importação de leite por parte do Estado. Essa é a intenção do Governo do Estado em relação ao setor e foi ressaltada pelo secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, durante reunião, nesta segunda-feira (3), com representantes do Sindicato das Indústrias de Lacticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (Sindleite) e o deputado estadual Zé Neto.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
A ideia, de acordo com Pinheiro, é promover uma série de políticas de incentivo às empresas e aos produtores rurais de forma a associar a questão da produção com todo o processo industrial, incluindo-se a coleta, infraestrutura, acompanhamento e assistência técnica.
Durante o encontro, os representantes do Sindleite se comprometeram a identificar áreas que serão acompanhadas no intuito de se conhecer a experiência local, e que servirão como parâmetro na construção de políticas voltadas tanto para a liberação de recursos, quanto para a aplicação de ações visando ao fortalecimento da produção.
Entre as iniciativas defendidas pelos produtores para o incremento da cadeia produtiva é a criação de uma marca comercial do leite e derivados no Estado da Bahia. O objetivo é garantir um mercado para os produtores da agricultura familiar, a partir de um canal de comercialização que, simultaneamente, agregue valor ao produto através da marca e garanta um preço mínimo para os produtores. A proposta está sendo discutida entre o Sindleite, a Seplan, a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) e a Empresa Baiana de Alimentos (Ebal).
As informações são do Governo da BA, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

ITAJUÍPE - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 08/08/2009

UNAÍ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 04/08/2009