
As entregas de leite pararam, disse a IG Milch, com ações separadas incluindo a condução de tratores e descarte de leite. De acordo com a IG Milch, 40% ou 30.000 produtores de leite da França já estavam protestando. A IG Milch já tinha pedido em junho de 2008 por uma parada nas entregas de leite na Áustria. O país tem cerca de 40.000 produtores de leite.
Em Paris, o presidente da European Milk Board (EMB), Romuald Schaber, disse que os produtores se sentem abandonados pelos políticos. "Nada do que eles fizeram até agora ajudou. Assim, os franceses aqui disseram que pararão de fornecer leite. Eles pedirão que outros fornecedores da Europa se unam ao protesto em solidariedade".
Produtores da Alemanha, Bélgica e Luxemburgo se uniram à França ao segurar sua produção e um grupo de produtores holandeses e italianos também estão considerando tomar ações, disse o EMB.
Vídeos com reportagens sobre o protesto na França podem ser acessados nos links http://www.euronews.net/2009/09/11/milk-dry-up-begins/ e http://www.euronews.net/2009/09/10/french-milk-strike-over-sour-prices/
O último protesto ocorreu após os ministros da Agricultura da União Europeia (UE) não terem chegado a um acordo sobre um pacote de ajuda para o setor durante uma reunião em Bruxelas na segunda-feira passada.
A reportagem é da Agence France-Presse (AFP) e da Euronews.net., adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
