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Arla Foods tem crescimento impulsionado pelo consumo doméstico

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/02/2021

6 MIN DE LEITURA

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A gigante de lácteos com sede na Dinamarca, Arla, disse que rapidamente reformulou os negócios interrompidos pela pandemia Covid-19 para atender ao aumento no consumo doméstico e à alta demanda por produtos lácteos domésticos confiáveis, ao mesmo tempo em que compensou os impactos negativos em outros setores.

Em 2020, a empresa aumentou os volumes de vendas globais da marca em 7,7% devido ao portfólio global da cooperativa de marcas como Arla e Lurpak e fortes posições de mercado. Apesar das perdas de receita em food service e vendas globais da indústria, a receita total do grupo foi de €10,6 bilhões (US$ 12,85 bilhões), em comparação com €10,5 bilhões (US$ 12,73 bilhões) em 2019.

Devido à situação financeira, o conselho de administração da Arla propôs ao conselho de representantes o pagamento de 1,75 centavos (2,12 centavos de dólar) por quilo de leite pelo pagamento suplementar, 0,75 centavos (0,91 centavos de dólar) a mais do que o padrão de 1 centavos (1,21 centavos de dólar) por quilo de leite.

O preço do leite pré-pago da Arla aos proprietários de fazendeiros manteve-se relativamente estável. No entanto, 2020 foi um ano desafiador para muitos produtores devido aos ambientes de custo elevado e complexidades adicionais nas fazendas.

O preço de desempenho da Arla — que mede o valor que a Arla cria por quilo de leite do proprietário, foi de 36,9 centavos (44,74 centavos de dólar) em 2020 em comparação com 36,6 centavos (44,38 centavos de dólar) em 2019.

Como os consumidores foram forçados a ficar em casa durante grande parte do ano, o número de ocasiões para refeições em família aumentou significativamente e muitos consumidores passaram a cozinhar. Isso impulsionou as vendas das marcas globais Lurpak, Arla e Puck que apresentaram crescimento de volume estratégico de 14,6%, 3,0% e 11,7%, respectivamente.

“Esta é sem dúvida a crise mais desafiadora que a Arla já operou. Devido à agilidade das cooperativas, fomos capazes de remodelar nosso negócio e redirecionar grandes volumes de leite quase da noite para o dia para atender ao aumento da demanda por nossos produtos lácteos domésticos de qualidade, ao mesmo tempo em que minimizamos o impacto negativo de outros setores do mercado, como foodservice”, disse Peder Tuborgh, CEO da Arla.

O aumento no varejo causou declínios gerais no food service da Arla e nos negócios de vendas da indústria global. As vendas tiveram uma queda inicial de 45% na primavera de 2020, depois recuperaram o ímpeto durante o verão, resistindo à segunda e terceira ondas da Covid-19 com mais paralisações de locais de trabalho e em todo o setor de hospitalidade. O negócio de foodservice da marca Arla na Europa teve queda geral de 12% em relação a 2019.

A empresa concentra suas atividades em quatro segmentos comerciais. Apesar dos desafios globais de logística e cadeia de suprimentos devido à Covid-19, os segmentos Europa e Internacional fortaleceram a qualidade dos negócios, ganharam posições de mercado e aumentaram as marcas principais devido à demanda de varejo e vendas de comércio eletrônico em 2020.

A Arla Europe representa 60% do negócio e entregou um crescimento globalde 5,9% impulsionado principalmente pela Lurpak, Arla e Starbucks e com o maior crescimento da marca no Reino Unido, Alemanha e Holanda. A receita geral da Europa aumentou para € 6,413 bilhões (US$ 7,77 bilhões) em comparação com € 6,353 bilhões (US$ 7,7 bilhões) em 2019.

A Arla Intenational representa 19% do negócio e entregou um crescimento de 11,6% impulsionado principalmente por Lurpak, Puck e Starbucks. A região MENA (Oriente Médio e Norte da África) entregou um crescimento impulsionado pelo volume da marca de 20,1%. A receita geral aumentou para € 1,975 bilhão (US $ 2,4 bilhões) em comparação com € 1,802 bilhão (US $ 2,18 bilhões) no ano passado.

A Arla Foods Ingredients (AFI), uma subsidiária 100% controlada pela empresa, aumentou o negócio de ingredientes de valor agregado impulsionado pelo crescimento nos segmentos de Pediatria e Nutrição Médica. O segmento de alimentos e os negócios de Fabricação de Nutrição Infantil apresentaram resultados um pouco abaixo dos níveis de 2019 devido ao impacto e aos atrasos da Covid-19. A receita geral da AFI aumentou para € 716 milhões (US$ 868 milhões) em comparação com € 710 milhões (US$ 860,8 milhões) em 2019.

Como resultado do aumento das vendas no varejo, as Vendas da Indústria Global (anteriormente Trading), que são vendas de commodities business-to-business, experimentaram preços enfraquecidos juntamente com uma diminuição na participação geral do leite vendido em 2,3 pontos percentuais em comparação com 2019. A receita diminuiu para € 1,541 bilhões (US $ 1,87 bilhões) de € 1,662 bilhões (US$ 2,01 bilhões).

O programa de transformação e eficiência da Arla, Calcium, garantiu uma economia de € 130 milhões (US$ 157,64 milhões), principalmente com a eficiência da cadeia de suprimentos e gastos com marketing otimizado, mas também devido a despesas reduzidas, visto que muitos funcionários de escritório trabalhavam em casa.

A economia acumulada dp Calcium é agora de € 354 milhões (US$ 429,26 milhões) desde o lançamento em 2018 com a meta final de mais de € 400 milhões (US$ 485,04 milhões) em economias sustentáveis até o final de 2021.

Em 2020, a Arla disse que tomou novas ações de sustentabilidade em sua cadeia de valor, incluindo embalagens, passando de energias fósseis para energias renováveis em sua cadeia de suprimentos e testando novas tecnologias em sua frota de logística.

O passo mais importante em frente foi a implementação das Climate Checks em 93% de todas as fazendas da Arla em sete países europeus. Os dados climáticos fornecidos pelos proprietários agrícolas criam um dos maiores conjuntos de dados climáticos verificados externamente do mundo sobre a produção de leite e ajudará os produtores a avaliar e inspirar uns aos outros em seu trabalho para reduzir ainda mais suas emissões.

As expectativas são de que 2021 seja outro ano desafiador, já que a Covid-19 contínua impactando a indústria global de laticínios, a economia global e a subsistência das pessoas em todo o mundo. A Arla espera que as marcas principais continuem oferecendo crescimento de volume de marca, mas a uma taxa mais modesta do que em 2020.

A empresa observou que 2021 também será o primeiro ano com o novo Acordo de Livre Comércio entre a UE e o Reino Unido, que removeu um risco significativo para a Arla. A empresa tem uma série de planos em vigor e disse que está bem preparada para lidar com as barreiras não tarifárias do novo acordo

A Arla planeja investir € 700 milhões (US $ 848,7 milhões) em 2021, impulsionado por investimentos estruturais, iniciativas de Calcium e a agenda de sustentabilidade. Os principais projetos incluem a conclusão da torre de leite em pó em Pronsfeld, Alemanha, a continuação do projeto de aumento da capacidade de mussarela em Branderup, Dinamarca, e as atualizações do local de produção em Bahrein, bem como a continuação dos investimentos estratégicos na AFI.

“2021 será mais um ano de incerteza e perturbação global à medida que a crise do COVID-19 se estende ao longo do ano e os primeiros sinais de recessão começam a aparecer. Precisamos estar vigilantes para garantir a saúde e segurança de nosso pessoal e produtores proprietários, garantindo a continuidade e o crescimento dos negócios. Mas também é um ano em que esperamos ver o mundo se abrir novamente com o lançamento de vacinas, então estou cautelosamente otimista para 2021”, disse Tuborgh.

A previsão de receita do grupo para 2021 deve ficar entre € 10,3 bilhões (US $ 12,5 bilhões) e € 10,6 bilhões (US $ 12,85 bilhões), a participação líquida dos lucros estará na faixa de 2,8 a 3,2%, e a alavancagem deverá estar na extremidade inferior do intervalo alvo de 2,8-3,4.

A Arla publicará seu relatório anual e relatório de RSC em 25 de fevereiro.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

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