ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Apesar de previsões otimistas, produtores australianos apresentam queda de confiança

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/07/2019

4 MIN DE LEITURA

0
0

A mais recente análise do Dairy Australia mostra um quadro de melhoria para os produtores de leite, depois que uma temporada desafiadora de secas afetou a produção nacional de leite, a lucratividade agrícola e a confiança dos produtores. Apesar disso, os produtores australianos 'não estão pulando de alegria' e demonstram um certo pessimismo.

O relatório "Situação e Perspectivas" sugere melhores perspectivas para o setor desde o início deste mês de julho apesar dos custos mais altos para insumos essenciais como grãos, feno e água.

produtores de leite australianos

Os mercados globais de commodities continuam bem equilibrados, apoiados por um aumento de 3,2% na demanda global por lácteos no ano passado e pelo crescimento em mercados-chave como a Grande China e o Sudeste Asiático, descobriu a Dairy Australia. O consumo doméstico de lácteos também permanece robusto e está entre os mais altos do mundo per capita.

As vendas de supermercados dos principais produtos lácteos continuam gerando crescimento de valor para a indústria. Os queijos especiais continuam crescendo em popularidade, representando 8,1% do total de vendas de queijo. O analista do Dairy Australia, John Droppert, disse que os produtores de leite australianos estão chegando ao final da que tem sido uma estação excepcionalmente desafiadora, mas que sinais positivos estão surgindo.

"As tendências positivas do mercado interno, os mercados globais mais fortes e um dólar australiano mais fraco suportaram preços mais altos aos produtores nesta estação e parecem prontos para gerar novos aumentos nos próximos 12 meses. No entanto, os custos crescentes dos insumos superaram os melhores preços dos produtos agrícolas e a produção de leite provavelmente continuará sob pressão. Preços mais altos fornecerão oportunidades se bastante chuva cair na hora certa e forçar a queda dos preços dos grãos, feno e água de irrigação", acrescentou Droppert.

A previsão da Dairy Austrália de uma queda de 7-9% na produção nacional de leite para entre 8,45 bilhões e 8,65 bilhões de litros para a atual temporada permanece inalterada. Isso reflete uma redução significativa no rebanho nacional e produtores, diminuindo o tamanho dos seus planteis devido à seca e aumento dos custos.

O órgão da indústria nacional prevê uma nova queda na produção de leite entre 3% e 5%, para um total de 8,1 bilhões a 8,3 bilhões de litros na próxima temporada. Também, ele publicou os resultados de sua Pesquisa Nacional de Produtores de Leite no relatório anual, que destaca os níveis de confiança de 800 produtores de leite em todas as regiões leiteiras.

Realizada em fevereiro, a pesquisa mostra que apenas 34% dos produtores se sentem positivos em relação ao futuro da indústria de laticínios, em comparação com 47% no ano passado e 53% no ano anterior. "Este é o sexto ano consecutivo de declínio do sentimento nacional e a maioria dos produtores agora se sente negativa sobre o futuro da indústria em todas as regiões leiteiras, com exceção da Tasmânia. Isso é de se esperar, dadas as dificuldades dos últimos anos, embora deva aumentar se melhores condições se traduzirem em melhor rentabilidade. Os produtores se sentem mais confiantes sobre suas próprias operações e 45% estão positivos sobre as perspectivas para seus negócios", disse Droppert.

Ele acrescentou que uma pequena amostra de pesquisa conduzida em abril mostrou um aumento no nível de confiança, refletindo uma pequena melhora no preço ao produtor naquele momento, supermercados aumentando o preço de um dólar por litro de leite de marca própria e melhores condições climáticas em algumas regiões.

Em outros lugares, os produtores australianos com trabalhadores estrangeiros agora têm mais oportunidades de atrair e reter funcionários, depois que trabalhadores estrangeiros especializados contratados por um contrato de trabalho da indústria de laticínios passaram a ser elegíveis para residência permanente.

As mudanças progrediram com sucesso pelo Australian Dairy Farmers, o órgão do setor que as representa e que trabalha em estreita colaboração com a Dairy Australia. As organizações dizem que a medida tornou a indústria mais atraente para a mão de obra internacional qualificada.

O caminho dá à produtora de leite de New South Wales, Kristen Clark, a oportunidade de manter seu trabalhador estrangeiro especializado que desenvolveu um forte entendimento de seu sistema de cultivo. A produtora de leite de quinta geração ordenha 900 vacas na região de Riverina, produzindo mais de 8 milhões de litros por ano. Ela emprega quatro membros da família na fazenda, além de cinco funcionários locais de longo prazo.

Com os trabalhadores agrícolas cada vez mais difíceis de encontrar em sua área local, Clark contratou um funcionário da Guatemala nos últimos cinco anos com um visto temporário por meio de um acordo de trabalho da indústria de laticínios. “Nós sempre nos esforçamos para construir nossa força de trabalho e preencher cargos, obtendo moradores locais na fazenda. Enfrentamos a lacuna com os trabalhadores estrangeiros, mas a questão é que - até então - eles só podem estar aqui por um tempo limitado e geralmente não são qualificados. A pessoa que contratamos construiu sua base de habilidades trabalhando para nós - se ela for embora, precisaremos começar do zero com outra pessoa”.

Para cada novo empregado agrícola que Clark emprega, ela estima que o custo para o seu negócio agrícola seja de aproximadamente A$ 2.000 (US$ 1.395,66) em recrutamento e treinamento. Ela vê a residência permanente como uma oportunidade para seus trabalhadores estrangeiros se envolverem mais na comunidade local. "Queremos empregar pessoas que vivem em nossa comunidade, para que possamos retribuir à mesma, mas sempre haverá lacunas a preencher. As pessoas com residência permanente podem preencher essa lacuna, porque também se envolvem na comunidade”, completou ela.

O comunicado final é que proprietários de fazendas que desejam variar os acordos de trabalho existentes ou solicitar um novo contrato de trabalho para permitir esse caminho para a residência permanente devem entrar em contato com o Departamento de Assuntos Internos. 

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures