O concurso é destinado aos produtores do estados do Sudeste. O objetivo é estimular a produção, a constante melhoria dos queijos, valorização e divulgação para os mercados consumidores.
Para participar do concurso, é necessário que o produto tenha pelo menos um dos selos de inspeção, municipal, estadual ou federal (SIM, SIE ou SIF). As inscrições para as duas categorias estão abertas e podem ser feitas até 28 de junho.
- Categoria cabra terá as premiações queijo fresco, queijo massa lática temperado, queijo massa láctea não temperado, maturação até 30 dias, maturação acima de 30 dias e outros, a exemplo de mofo e minerais;
- A categoria ovelha terá premiações para queijo fresco massa mole, queijo maturado - 30 a 90 dias de massa prensada, massa temperada e outros, a exemplo de mofo e minerais.
As orientações para inscrição estão no regulamento. Outras informações podem ser obtidas junto à Comissão Organizadora, pelo telefone (31) 3371-2507. A comissão julgadora é formada por técnicos, especialistas do setor, chefs, jornalistas e grandes referências da gastronomia.
O evento é uma realização da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais (Caprileite/Accomig), em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Prefeitura de Coronel Pacheco e Associação dos Criadores de Cabras Leiteiras da Zona da Mata Mineira (Caprima).
As informações são do portal de notícias G1.