ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A produção de alimentos pede passagem em meio ao surto de coronavírus

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/03/2020

3 MIN DE LEITURA

0
0

Representantes do agronegócio têm cansado de repetir que o setor tem totais condições de manter o abastecimento doméstico de alimentos e as exportações. Mas algumas empresas e entidades, além do Ministério da Agricultura, ainda estão tendo que negociar com municípios e Estados saídas para que medidas locais de restrição à circulação das pessoas para tentar conter a disseminação do coronavírus, e mesmo a preocupação dos trabalhadores com a doença, não afetem a movimentação de produtos agropecuários e serviços necessários para tal.

Esse diálogo tem contornado a maior parte das travas criadas, mas cresce a mobilização para que não aconteçam interrupções de entregas por causa de ruídos evitáveis nas cadeias de suprimento. Fontes ouvidas pelo Valor ressaltaram que têm consciência da gravidade da pandemia e entendem as barreiras erguidas, mas lembram que decreto publicado no sábado pelo governo federal (10.282/2020) estabeleceu que produção, distribuição e comercialização de alimentos e bebidas são atividades essenciais, bem como os serviços para torná-las viáveis. Representantes de diversos segmentos reiteram que capacidade para produzir não falta, desde itens básicos como arroz e feijão até carnes, passando por biocombustíveis e álcool em gel.

Em Bataguassu (MS) a Marfrig, enfrentou no fim da semana passada algumas horas de incerteza porque a prefeitura restringiu o tráfego intermunicipal e 40% dos funcionários da unidade da empresa no local moram em cidades vizinhas. Foi preciso que a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, intercedesse para que a companhia desse prosseguimento à produção de carne bovina - o ministério admite que há problemas, mas afirma que são pontuais e que estão sendo resolvidos.

Ainda em Mato Grosso do Sul, e também por causa de restrições no sistema de transporte, uma usina da Biosev, controlada pela francesa Louis Dreyfus Company, está paralisada desde segunda-feira em Rio Brilhante e uma unidade da Atvos, da Odebrecht, teve que reduzir o ritmo de atividades porque um decreto municipal suspendeu “todo o transporte coletivo de pessoas dentro do perímetro municipal”.

Pescadores de algumas regiões do país reclamam de dificuldades em exercer a atividade em decorrência de restrições, laticínios relatam problemas no transporte de matéria-prima e de produtos e empresas de fertilizantes têm problemas em polos como Rondonópolis (MT), Patrocínio (MG) e Rio Grande (RS) em decorrência de medidas municipais.

“Estamos bastante preocupados porque temos verificado um desalinhamento entre os decretos municipais e alguns estaduais em relação ao decreto presidencial que nos deu tranquilidade e segurança jurídica para manter as atividades essenciais funcionando”, disse David Roquetti Filho, diretor-executivo da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda). Segundo uma fonte, talvez seja preciso deixar mais claro o que é considerado essencial para o bom funcionamento do setor.

Ciente de que o problema não pode crescer, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) está orientando agroindústrias, revendas de insumos e outros estabelecimentos vinculados à cadeia produtiva de alimentos a buscarem um entendimento com as prefeituras.

“Existem muitos atos que haviam sido tomados antes da vigência do decreto presidencial [publicado no sábado]. Algumas prefeituras estão se adaptando, resguardando essas atividades, mas outras estão tendo resistência”, afirmou Rudy Ferraz, chefe da assessoria jurídica da CNA.

Outra preocupação é com decisões judiciais como as do fim de semana em Santa Catarina, que chegaram a determinar o fechamento de duas plantas da Seara (controlada pela JBS) após pedido apresentado pelo sindicato que representa os funcionários. Embora motivada por uma preocupação legítima - o coronavírus -, a medida foi derrubada pelo tribunal de Justiça do Estado por ser a atividade essencial.

Nesse contexto, municípios como Sorriso (MT) já têm colocado em prática ações específicas para garantir a continuidade das atividades agropecuárias, desde que os estabelecimentos como indústrias, comércios e prestadores de serviços ligados ao setor apresentem planos de prevenção e contingência para garantir segurança aos trabalhadores. O fechamento de cartórios no Estado, porém, pode afetar os negócios.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures