ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RJ: Pizzaria Bráz lança sorvete que vai ao forno à lenha e não derrete

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/08/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Há menos de um mês, do forno à lenha da Bráz Pizzaria não saem apenas pizzas. O restaurante paulista, com filial na Avenida Erico Verissimo, na Barra, RJ, acabou de lançar o sorvete ao forno. Parece inusitado, e é. A sobremesa é finalizada a nada mais, nada menos que 340°C. E já é a mais vendida da casa.

Foram cerca de seis meses até que a ideia, vinda de São Paulo, entrasse no cardápio. Como não deixar o sorvete derreter quando exposto ao calor excessivo? Chef e coordenador de gastronomia, Raimundo Rodrigues, que veio para o Rio ajudar a abrir a primeira unidade carioca, no Jardim Botânico, e hoje comanda a Bráz da Barra, trabalhou intensamente para dominar o processo. Ele conta que o segredo da sobremesa é a camada de merengue colocada sobre o sorvete. Ao sair do forno, o marshmallow fica dourado, mas o sorvete permanece gelado, numa mistura perfeita de texturas.


Chocolate e frutas vermelhas são os dois sabores da sobremesa - Ricardo d'Angelo / Divulgação 

"É um processo mágico. O marshmallow protege o gelado como se fosse uma capa. É por isso que o sorvete não derrete. Uma vez, durante o período de testes, uma senhora quis muito experimentar. Eu expliquei que a sobremesa ainda não estava no cardápio, mas, como a gente preza agradar aos clientes, fiz uma para ela. A resposta que recebi foi: 'Você encantou o meu dia'" — lembra Rodrigues.

Sorvete fica 30 segundos no forno - Júlia Amin

A sobremesa tem duas versões no menu da Bráz. Uma é feita com sorvete de vanila e calda de frutas vermelhas, e a outra, com sorvete de chocolate, calda e gotas de chocolate com 70% de cacau. Ambas têm base de biscoito champagne embebido em água com um toque de rum, o que confere um leve sabor alcoólico no final. O merengue é feito diariamente, pois o frescor é fundamental para a qualidade da sobremesa, explica Rodrigues, e ela é servida em um copo de vidro, para que as suas três camadas fiquem aparentes. Trinta segundos no forno são suficientes para dourar o marshmallow e não esquentar o doce.

"A associação com o biscoito e o princípio do merengue são semelhantes ao processo do tiramisù, mas o doce italiano não inspirou essa sobremesa" — revela Eduardo Cunha, sócio da casa. A novidade, que aumentou substancialmente a venda de sorvete do restaurante e também está disponível no Jardim Botânico, custa R$ 22. As pizzas, é bom lembrar, continuam no mesmo padrão. "Fazemos sorvete ao forno, mas não podemos servir pizza gelada" — brinca o sócio.

As informações são do O Globo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures