Uma pesquisa da YouGov, encomendada pela World Animal Protection em 2015, descobriu que 87% dos entrevistados queriam comprar leite de vacas livres, que fossem criadas em pastagens e que isso significasse que os produtores receberiam um bom preço pelo seu leite. A mesma pesquisa revelou que 56% das pessoas pagariam mais pelo leite.
O novo leite terá o rótulo Pasture Promise, que garante que as vacas foram criadas em pastagens por um período mínimo de seis meses do ano. Ian Woodhurst, diretor de campanhas agrícolas da World Animal Protection, disse que a Free Range Dairy Network estabeleceu um conjunto simples de padrões para os produtores, para fornecer aos consumidores uma clara garantia de que estão comprando leite de vacas que desfrutam da liberdade de pastar. "Para usar o rótulo Pasture Promise, os produtores devem comprometer-se a deixar suas vacas em pastagens por pelo menos seis meses do ano. A Free Range Dairy Network (a empresa de interesse comunitário por trás do rótulo) desenvolveu padrões de produção que serão auditados independentemente como parte da avaliação Red Tractor realizada na fazenda, garantindo que os produtores cumpram os padrões”.
Woodhurst disse que o rótulo Pasture Promise é um esquema de rotulagem credenciado que, juntamente com alguns outros critérios, exige que as vacas permaneçam em pastagem por 180 dias e noites. "É executado através de Red Tractor e, até onde sabemos, esse é o único rótulo que tem esses requisitos de pastejo e é totalmente auditado”.
O leite, em variantes integral e semidesnatado, está disponível em garrafas de um e dois litros por £ 0,90 (US$ 1,11) e £ 1,50 (US$ 1,85), respectivamente. Woodhurst disse que espera que a liderança da Asda seja um catalisador para que outros varejistas sigam o exemplo. "Parabenizamos a decisão da Asda de ser o primeiro supermercado a vender uma linha de leite que satisfaça as preocupações dos consumidores sobre o bem-estar das vacas e lhes permite comprar leite com a garantia de que é oriundo de animais que tiveram a liberdade de pastar durante pelo menos seis meses do ano”.
"O produto também resolve as preocupações de que os produtores de leite devem receber um preço justo pelo seu leite. Esperamos que outros supermercados sigam o exemplo da Asda”. Ele acrescentou que a Free Range Dairy Network recrutou produtores de leite a pasto para fornecer o produto e que, a partir das evidências até agora, ele estava "confiante de que haverá muitos produtores que podem satisfazer os critérios para o rótulo Pasture Promise - aumentando a oferta de leite free range para atender a demanda futura dos consumidores”.
Woodhurst disse que sua comunicação tem ocorrido majoritariamente com varejistas. "Nós nos reunimos com a First Milk, mas atualmente não temos planos para entrar em um diálogo com os principais processadores, embora estejamos sempre abertos para nos reunir com eles. O foco da nossa campanha Full Fact Milk foram os supermercados e seus dedicados grupos de laticínios - a quem pudemos demonstrar a demanda dos consumidores para que eles estocassem e vendessem leite free range. Nós pensamos que é importante que os consumidores possam escolher o leite que é produzido na maneira que querem, isto é, de vacas que são livres pastar nos campos onde podem demonstrar seus comportamentos naturais, particularmente em termos de suas hierarquias sociais”.
Para ele, a nova marca free range pode até mesmo agregar valor ao leite, para que ele não seja considerado apenas como uma commodity barata, mas também, ajude as pessoas a compreender como é produzido e o trabalho exigido.
A World Animal Protection (antiga WSPA) procura criar um mundo onde o bem-estar animal seja valorizado e a crueldade animal termine. Ativa em mais de 50 países, trabalha diretamente com animais e com as pessoas e organizações que podem garantir que os animais sejam tratados com respeito e compaixão. Woodhurst destacou que a instituição trabalhou em questões do setor leiteiro na Índia, Holanda e Suécia, apoiando melhorias de bem-estar para vacas leiteiras através de uma série de campanhas públicas, trabalhando com produtores, empresas e governos.
Em 02/03/17 – 1 Libra Esterlina = US$ 1,23471
0,80978 Libra Esterlina = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.
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