ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O 'cheesehunter' André Deolindo revela o segredo do queijo brasileiro

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/05/2017

3 MIN DE LEITURA

2
0
Um dos palestrantes do evento que comemora o lançamento da Ela Revista, André Deolindo tem uma profissão nova: ele é “cheesehunter”, apelido dado a ele pelo chef Ricardo Lapeyre para a sua vocação em descobrir os melhores queijos do Brasil. Em bate-papo com a editora da Ela Revista, Ana Cristina Reis, ele explicou como sua carreira começou:

"Eu trabalhava com a chef Flávia Quaresma e, com ela, tive a oportunidade de conhecer vários chefs. Percebi que a gente não tinha contato com os queijos artesanais, não chegava aqui no Rio. Todo mundo procurava e não tinha onde conseguir" — contou André, que a partir daí dedicou-se a encontrar pequenos os produtores do país. A saga deu tão certo que, um tempo depois, ele foi convidado pelos chefs Claude e Ricardo Lapeyre pai e filho, para montar a adega de queijos do Bistrô Lapeyre, na Barra da Tijuca.


O cheesehunter André Deolindo apresenta queijos nacionais para a editora da Ela Revista, Ana Cristina Reis - Monica Imbuzeiro / Agência O Globo

"O Ricardo me chamou para desenvolver a primeira adega de queijos brasileiros num restaurante que, no caso, é de gastronomia francesa. Os clientes ficam impressionados porque é uma adega linda, uma coisa maravilhosa" — comentou André, que compartilha sua expertise na Produtos D.O.C. Segundo o especialista, o mercado de queijos artesanais encontra-se em pleno desenvolvimento.

"Só na Serra da Canastra, são 796 produtores cadastrados, mas existem muitos que ainda não estão associados. Com essa redescoberta do nosso queijo, foram aparecendo vários produtores novos. Os franceses, quando chegam ao Brasil, conhecem os nossos queijos e ficam doidos" — ressaltou o expert, que também deu dicas durante a palestra para fazer uma boa harmonização com bebidas. 

"Outras bebidas além do vinho vão maravilhosamente bem com o queijo: ele contempla da cachaça ao uísque. Até mesmo com cafés de torras diferentes. Dependendo do café, o queijo vai ter um outro paladar" — orientou André, que ainda demonstrou quando o vinho branco pode ir melhor do que o tinto:

"Às vezes, o branco é melhor. Temos um queijo de cabra com mofo azul, único no Brasil, que se você consome com o vinho tinto, fica supermetalizado, estraga tudo. Queijos mais moles sempre vão bem com vinho branco. É uma pegadinha: não dá para sair comendo queijo com qualquer vinho" — avisou.

Confira, abaixo, os queijos apresentados por André Deolindo durante a palestra:

Tulha - Amparo (SP): medalha de ouro no World Cheese Awards em San Sebastián (Espanha).

Canastra da Julia - São Roque de Minas (MG): queijo de origem, de leite cru, da região mais famosa do Brasil hoje.

Tropeirinho - Itapetininga (SP) - Fazenda Santa Luzia: casca coberta com carvão vegetal, decorado com capim e couro remetendo ao lenço dos tropeiros que cruzavam a cidade. Sabor delicado e de massa flexível quando jovem.

Queijo do Gir - Serro (MG): queijo de origem, feito com leite cru na microrregião do Serro, a primeira região queijeira do Brasil. Rico em proteína A2 e de sabor intenso. É muito mais que um queijo para o dia a dia.

Braz Mato-grossense - Cuiabá (MT): obra do mestre queijeiro Stefano Pollaccia com receita de sua região na Lombardia, é feito em tachos de cobre trazidos de sua terra natal. Medalha de ouro no II concurso Prêmio Queijo Brasil.

Cambirela - Paulo Lopes (SC): Elizabeth Schober utiliza o mofo que traz da França nesta receita. De massa macia que derrete na boca.

Pirâmide do Bosque - Joanópolis (SP): feito com leite de cabra, seu formato piramidal é coberto com cinzas, nas quais se desenvolve o mofo branco. Sabor intenso e que em alguns estágios de maturação adquire textura cremosa entre a casca e a massa, na chamada unha do queijo.

As informações são do jornal O Globo.

"Se você aproveitou o conteúdo do MilkPoint durante o ano de 2016, saiba que nossa equipe o preparou com toda a dedicação para você! Vote em nós para o Troféu Agroleite: nos dê esse presente! Clique aqui para votar no MilkPoint como melhor mídia digital"

 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MADALENA STUEPP MICHELS

BOM RETIRO - SANTA CATARINA

EM 23/07/2019

VC precisa conhecer o queijo da Serra catarinense. É maravilhoso!
LUIZ DINATO NETO

GRANDES RIOS - PARANÁ

EM 03/12/2017

gostaria de  saber mais sobre queijo e cursos e como fazer a regularização

moro no paraná

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures