ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Novidades do mercado lácteo: a visão e a estratégia da Aurora Alimentos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/07/2015

5 MIN DE LEITURA

3
0
O MilkPoint Indústria contatou empresas para traçar um cenário do que se espera de novidades no mercado lácteo para o consumidor brasileiro. Buscamos, através dessas informações, mostrar as novas tendências do setor, que tem apresentado novos nichos de mercado.

Já publicamos a entrevista com Martim Ibrahim, gerente-geral de marketing da Itambé no mês passado. Agora apresentamos aos nossos leitores as perspectivas de mercado da Aurora, em uma entrevista com Mário Lanznaster, presidente da Aurora.


 
A Aurora Alimentos surgiu em 1969, quando 18 homens representando 8 cooperativas do oeste de Santa Catarina, se uniram para melhorar as condições dos produtores de suínos e conseguir mais espaço no mercado. Hoje a Aurora é formada por 13 cooperativas filiadas, mais de 70 mil famílias associadas e mais de 26 mil funcionários da Aurora Alimentos e mais de 8 mil empregados das cooperativas filiadas ao Sistema da Cooperativa Central Aurora Alimentos. Com gestão participativa, atua na industrialização e comercialização de carnes suínas, aves, lácteos, massas, vegetais e suplementos para nutrição animal.

Em 2004 a empresa entrou no mercado de lácteos (lançamento da marca AUROLAT) em Santa Catarina e 2007 foi o início das atividades da Indústria de Lácteos de Pinhalzinho (SC), que foi oficialmente inaugurada em 2011.

Confira abaixo a entrevista do MilkPoint Indústria com o presidente da Aurora, Mário Lanznaster.

MilkPoint Indústria: Quais foram os novos produtos lançados em 2015?

Mário Lanznaster: Para atender a uma grande parcela de consumidores que têm intolerância à lactose, a Aurora entrou, em 2015, no mercado de leites especiais com o leite longa vida 0% lactose nas versões pleno (integral), moderado (semidesnatado) e zero (desnatado). O diferencial desse leite é não conter a presença de açúcar do leite (lactose) e, possuir adição de enzima (lactase) que proporciona melhor digestibilidade.
Cerca de 40% da população brasileira têm intolerância à lactose, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O nome lactose deriva do latim (lac = leite e ose = açúcar). Essa incapacidade parcial ou total de digerir o açúcar do leite ocorre em qualquer idade. Decorre da deficiência ou ausência da lactase, produzida no intestino delgado, para decompor e absorver açúcar do leite (lactose). A lactase é uma enzima responsável pela quebra do açúcar do leite em duas moléculas (galactose e glicose) possibilitando a ingestão de produtos lácteos para pessoas com intolerância. Assim, facilita a absorção pelo organismo.

Também lançamos no mercado as bebidas lácteas 0% lactose, nos sabores uva verde, morango e frutas vermelhas em embalagens de 170g e 950g - bebida láctea é o produto obtido a partir de leite in natura, pasteurizado, reconstituído, concentrado, em pó, integral, semidesnatado ou parcialmente desnatado e desnatado e soro de leite, que pode ser líquido, concentrado e em pó, adicionado ou não de outros ingredientes, onde a base láctea representa pelo menos 51% do total de ingredientes do produto.



MP: E quais produtos a Aurora ainda pretende lançar esse ano?

ML: Por enquanto não temos previsão de novos lançamentos para 2015.

MP: Quais as iniciativas de maior sucesso que vocês tiveram nos últimos anos?

Podemos considerar como iniciativas de sucesso os nossos leites especiais, que já foram mencionados e a rastreabilidade do leite.

O mix de leites Aurora UHT é o primeiro com rastreabilidade ativa do mundo, através do sistema P.A.R. (Produto Aurora Rastreado). É um exemplo inédito no Brasil e no mundo em segurança e qualidade na produção e processamento de produtos lácteos. Um sistema de rastreabilidade ativa que permite controlar o leite longa vida, caixinha a caixinha, até chegar às mãos do consumidor final.

Operamos desde 2010 o sistema ativo de rastreabilidade, totalmente automatizada, que permite aos consumidores ter acesso aos dados sobre o processamento, envase e qualidade dos nossos leites produzidos na indústria de Pinhalzinho. O código é impresso em cada embalagem, as informações dos produtos podem ser consultadas no hotsitehttps://www.auroraalimentos.com.br/par. Esse código identifica um único produto com todo o seu histórico, como um RG e, ao digitá-lo, o consumidor pode obter as informações desejadas.

A criação do código P.A.R. no leite – o “RG do leite” – garante o monitoramento do processo produtivo, além do controle dos parâmetros de qualidade em tempo real. Com a rastreabilidade, as informações são relacionadas a cada caixinha de leite, e não a um lote. Assim, o sistema permite diagnosticar, solucionar e prevenir eventuais problemas com a utilização de uma ferramenta online que expõe minuciosamente as informações e cruza dados ao longo de todos os processos. É um sistema de coleta, integração e controle das informações de fabricação de um alimento em todas as suas fases: recepção da matéria-prima, processamento, envase, controle de qualidade e distribuição.

Cada embalagem de leite UHT especial 0 % de lactose tem o seu próprio código P.A.R. com o aval do controle de qualidade Aurora. O consumidor tem garantia de segurança alimentar, pode acessar o site do P.A.R. e ter acesso à informações como a origem da matéria-prima, data de produção, unidade produtora, linha de envase 1, ultrapasteurizador, validade do produto, data e horário de início e fim da produção, volume de leite produzido no mesmo lote, nº do lote de material de embalagem, fornecedor do leite, análise de qualidade da matéria-prima e data de realização e aprovação do produto.

O sistema foi encomendado à Tetra Pak em 2009, custou 600 mil reais na época. Atualmente seu emprego foi ampliado para além das bebidas: toda a linha de lácteos, incluindo leite em pó, soro em pó, queijos, requeijão e nata.

MP: Quais os principais nichos de mercado que a empresa foca?

ML: No caso do nosso lançamento mais recente, as três versões do leite Aurora lactose 0 % atendem a diferenciados públicos. O leite integral é ideal para crianças acima de dois anos e para o público em geral que prefere um produto encorpado com fonte de vitaminas A, C e D. Desnatado é o leite indicado para pessoas que preferem uma ingestão de valores nutricionais mais leve, adicionado de vitaminas A, C e D. O semidesnatado satisfaz idosos e o público que prefere ingerir uma versão mais leve e que não abre mão do sabor e qualidade com fonte de vitaminas e cálcio.

A região de maior presença dos produtos lácteos do mix total da Aurora é de São Paulo para o Sul do Brasil. Entretanto, os nossos leite em pó e queijos estão presentes em todo o País.

MP: O que o consumidor brasileiro procura hoje nos produtos lácteos?

ML: A Aurora acredita que o consumidor busque qualidade, confiança e praticidade.

MP: Há alguma iniciativa da Aurora ligada à questão da inovação focada em sustentabilidade?

ML: Executamos um amplo programa de treinamento dos produtores rurais e suas famílias para garantir qualidade e segurança na produção de leite. Além dos cuidados com profilaxia e higiene, a capacitação também envolve o bem-estar animal e a proteção aos recursos naturais.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LEONIR R. FUNEZ

CAPIVARI DE BAIXO - SANTA CATARINA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/07/2015

Muito bom, melhorando a renda das pequenas propriedades, é o que a cooperativa deve buscar.
JORGE LEON PEREZ P

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/07/2015



cual es el volumen-cantidad de esa leche frente a capacidad de produccion y cual es el precio diferenciador

cual es y volumen linea leche popular-publico

el producto,su presentacion y enfoque extraordinario y muy clara su linea de trabajo
ALCIDES JORGE MONTAGNA

JAGUARIÚNA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 13/07/2015

Parabéns à Aurora Alimentos se preocupando com o consumidor. Nota 10. Tchau AJMontagna

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures