ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Novidades do mercado lácteo: Entrevista com Martim Ibrahim, da Itambé

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/06/2015

3 MIN DE LEITURA

5
0
O MilkPoint contatou empresas para traçar um cenário do que se espera de novidades no mercado lácteo para o consumidor brasileiro. Buscamos, através dessas informações, mostrar as novas tendências do setor, que tem apresentado novos nichos de mercado.

A primeira empresa dessa série é a Itambé.

A Itambé Alimentos S/A é uma empresa mineira com 66 anos no mercado. Diariamente, a marca transforma 3,5 milhões de litros de leite em um portfólio completo de derivados lácteos – são mais de 100 produtos entre leites, iogurtes, requeijões e doce de leite. É uma das maiores empresas de laticínios do país, contando com mais de 7 mil fornecedores e 3,3 mil funcionários diretos.

A companhia possui cinco unidades industriais, sendo quatro em Minas Gerais (MG) – Pará de Minas, Sete Lagoas, Guanhães e Uberlândia – e uma em Goiânia (GO). Um relatório produzido pela empresa de pesquisa de mercado Kantar WorldPanel (em 2013), indica que a Itambé foi a 6ª marca de consumo do varejo com maior penetração nos lares brasileiros – entre as dez primeiras figura como a única do setor lácteo. A companhia também está entre as marcas mais lembradas pelos consumidores brasileiros. Segundo o Top Of Mind de 2013, na categoria leite, e é líder de mercado no Norte e Nordeste, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

O MilkPoint entrevistou Martim Ibrahim, o gerente-geral de marketing da Itambé.



MilkPoint: Quais as iniciativas de maior sucesso que a Itambé teve nos últimos anos?

Martim Ibrahim: Nos últimos anos o lançamento que melhor performou foi a nossa categoria de gregos. Foi lançada há menos de dois anos e ela vem aumentando as vendas a cada mês. Estamos ganhando muito Market Share nessa área.

Recentemente lançamos também uma linha de iogurtes gregos em copo com geléia de frutas - que também está sendo um sucesso. Tanto que foi necessário dobrar o plano de produção original, pois a demanda superou as expectativas: a venda alcançou o dobro do esperado.

MP: O que o consumidor brasileiro procura hoje nos produtos lácteos?

MI: Podemos classificar o consumidor em dois clusters. O primeiro é o consumidor que está procurando indulgências, isso explica o crescimento da categoria de grego no brasil nos últimos 3 anos: um iogurte mais cremoso e quase uma sobremesa - o consumidor, basicamente, está buscando essa flexibilidade.

Em outra linha temos aquele consumidor que abre um pouco a mão da questão da indulgência e do sabor e procura a funcionalidade. E me refiro a funcionalidade não só do probiótico - que é aquele iogurte que ajuda no funcionamento do intestino - ele procura outro tipo de funcionalidade, lácteos sem lactose, lácteos com alta proteína, lácteos com fibra.

Tem dois pilares de consumo: indulgência e funcionalidade.

MP: Quais produtos a Itambé pretende lançar em 2015/16?

MI: Estamos acreditando muito na tendência dos lácteos sem lactose. Nós contratamos uma pesquisa bem robusta, que tirou um raio X completo desse consumidor. Então temos um plano bem parrudo de marketing para essa categoria de sem lactose.

Hoje estamos com um portfólio de 26 produtos sem lactose. É o portfólio mais completo do mercado, porque temos desde produtos refrigerados sem lactose - iogurte, requeijão - a produtos líquidos - leite saborizado chocolate, leite longa vida – até os produtos chamados “de mercearia”: leite condensado e creme de leite.

MP: O nicho de mercado que o sem lactose foca é somente o dos intolerantes?

MI: Não, essa palavra é evitada. Várias pessoas estão adotando esse tipo de alimentação sem na verdade serem intolerantes. Elas acreditam em alguns benefícios da restrição do consumo de lactose; seja uma fácil digestão, seja uma menor oxidação da pele, etc - têm-se então algumas explicações dos benefícios nos quais esses consumidores acreditam na restrição “consumo sem lactose”.

MP: A empresa pretende continuar investindo na área sem lactose?

MI: Sim, bastante. O dinheiro que está sendo aportado na categoria está retornando e as vendas estão respondendo. Estamos aumentando bastante a distribuição desses produtos e em breve não há duvidas que vamos ter a marca preferida no Brasil quando se fala em produtos sem lactose – o plano é sermos referência no quesito.

MP: Há alguma iniciativa da Itambé ligada à questão da inovação focada em sustentabilidade?

MI: Temos várias iniciativas da nossa área de sustentabilidade para a redução do consumo de recursos. Com isso esperamos que a fabricação dos nossos produtos demande cada vez menos recursos naturais, seja energia, seja água.

Equipe MilkPoint.

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LOREDANA VILLANI ALEXANDRE

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 15/06/2015

Muito bom. Competência e tradição aliados. De olho nos nichos !
FABRÍCIO ALVES REZENDE

ESMERALDAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 15/06/2015

A sustentabilidade das empresas como todo, depende muito de ações como esta que a Itambé está promovendo, no aspecto de conhecer o mercado, ver as novas tendências, preferências dos consumidores. O mercado é muito mutável e por isso quem sai na frente torn-se referência no segmento e na preferência dos clientes em associar o produto a marca da empresa.

Parabéns a Itambé.
PAULO MARTINS

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 15/06/2015

Muito esclarecedora a entrevista. Parabéns à Itambé por ter um profissional tão competente em seu staff.
DIOGENES LISBOA ROSA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 15/06/2015

Parabéns pela reportagem, a Itambé está no caminho certo. As inivações não param.
ANTONIO MUNIZ FILHO

MINISTRO ANDREAZZA - RONDÔNIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 12/06/2015

MUITO BOM, E SE PRECISAR DE LEITE VENHA PARA RONDÔNIA AQUI É UM PARAÍSO E TEM UM GRANDE POTENCIAL PARA SE PRODUZIR LEITE, FALTA APENAS COMPETITIVIDADE PARA ESTIMULAR OS PRODUTORES.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures