ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Uma ferramenta fundamental contra Mastites, Pneumonias e Metrites dos Bovinos

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 03/09/2019

3 MIN DE LEITURA

5
1

Por Octaviano Pereira, Consultor Técnico Sênior da Elanco Saúde Animal - Brasil

A antibioticoterapia, somada aos cuidados de higiene à ordenha, representa um conjunto de ferramentas cruciais no tratamento e prevenção de mastites em sistemas de produção leiteira que almejam resultados superiores em termos de produtividade e retorno financeiro (lucro).

As inflamações da glândula mamária provocam perdas econômicas severas e reduzem a longevidade das vacas, especialmente de alta produção, tornando a atividade leiteira menos rentável, reduzindo a quantidade e qualidade do leite produzido.

Existe uma vasta gama de moléculas antimicrobianas com indicação no controle das infecções bacterianas, dentre elas os macrolídeos, um grupo de princípios ativos que traz excelentes resultados. A tilosina, composto ativo do TylanTM 200 (Elanco Saúde Animal), é um exemplo dessas moléculas de alta potência e efetividade, que há anos auxiliam na sanidade dos bovinos no Brasil e no Mundo.

A tilosina é uma base orgânica, que se liga moderadamente às proteínas séricas (40%) e com boa solubilidade lipídica, o que faz com que se distribua muito bem através dos fluidos orgânicos (Gingerich et al., 1977), com alta concentração no leite, já detectável 2 h após a aplicação intramuscular, superando a concentração plasmática (Gingerich et al., 1977)  Avci e Elmas (2014) trataram vacas por via intramuscular e a tilosina foi detectada no sangue entre 10min e 48 h após a administração, enquanto que no leite foi possível identificá-la entre 30min e 96 h pós tratamento (FIGURA 1).

Seu efeito bacteriostático se dá pela inibição da síntese proteica, porém em altas concentrações pode assumir um perfil bactericida, matando determinadas bactérias, tornando-a uma ferramenta de uso mais extenso ainda. Sua alta concentração no leite (Gingerich et al., 1977; Avci e Elmas, 2014) é desejável no controle das mastites.

No relatório do EMEA (1997) sobre a molécula, são descritas as diferentes frações fruto do processo de fermentação da Tilosina. A fração Tilosina, propriamente dita, (denominada Fator A), possui maior atividade antimicrobiana, seguida das demais tilosinas respectivamente, Desmicosina (Fator B), Macrosina (Fator C) e Relomicina (Fator D), as quais tem uma potência correspondente a 50%, 70% e 30% à observada pelo Fator A, respectivamente. Quanto maior a concentração de Fator A na formulação, melhor a qualidade da matéria prima e, consequentemente, maior a potência antimicrobiana do produto. O compromisso da Elanco Saúde Animal pela qualidade de TylanTM 200, faz com que mantenha elevadas concentrações de Fator A, entregando, assim, aos seus clientes um produto de resultados diferenciados.

No tratamento das mastites a tilosina tem efeito pronunciado no combate de infecções causadas por bactérias do gênero Staphylococcus spp, inclusive cepas resistentes à eritromicina, a molécula precursora do grupo de macrolídeos (Entorf et al., 2014).

 Figura 1. Semi logaritmo do perfil de tilosina em concentração-tempo no leite e soro sanguíneo após injeção intramuscular de uma dose única de 17,5 mg/ kg

Essas características da molécula fizeram sempre a Elanco Saúde Animal apostar muito nos resultados terapêuticos do TylanTM 200 no controle das enfermidades de bovinos leiteiros e de corte, trabalhando no sentido de oferecer aos seus clientes soluções que incrementem sua produtividade e rentabilidade.

TylanTM 200 – potente e versátil como a produção leiteira necessita

Amplamente conhecido e adotado em protocolos de tratamento paras as mastites causadas pelos gêneros Streptococcus spp e Staphylococcus spp, muitos produtores, no entanto, desconhecem que também é uma excelente ferramenta para o tratamento das pneumonias dos bovinos, nas diferentes fases da vida, bem como, para as metrites de vacas no pós-parto.

Adotando a dose recomendada de 1 mL/ 20 kg de peso vivo, um frasco de 100 mL é suficiente para todo o período de tratamento de um bovino de 500 kg, correspondendo a doses com intervalos de 24 h durante quatro (4) dias, tornando-se, assim, uma solução prática e grande retorno do investimento ao produtor, independentemente do tamanho do seu sistema de exploração pecuário.

No tratamento vacas leiteiras em produção, traz consigo uma grande vantagem que é um período de carência para o leite de APENAS 72 HORAS, inclusive inferior ao apresentado por seus concorrentes, o que ao final se traduz em menor período de descarte do leite e maior rentabilidade ao produtor. Uma vaca que retorna antes à linha produção de leite comercial, acaba financiando parte considerável de seu próprio tratamento. Pense nisso!

Referências bibliográficas

Avci, T. e Elmas, M. 2014 Milk and Blood Pharmacokinetics of Tylosin and Tilmicosin following Parenteral Administrations to Cows The Scientific World Journal, v. 2014, ID 869096, 6 p. https://dx.doi.org/10.1155/2014/869096

EMEA 1997 Tylosin Summary Report EMEA/ MRL/ 205/97-FINAL https://www.ema.europa.eu/en/documents/mrl-report/tylosin-summary-report-3-committee-veterinary-medicinal-products_en.pdf Acesso em 09/04/2019.

Entorf, M., Feßler, A. et al. 2014. Tylosin susceptibility of staphylococci from bovine mastitis, Veterinary Microbiology 171:368–373

Gingerich, D., Baggot, J. et al., 1977 Tylosin Antimicrobial Activity and Pharmacokinetics in Cows. Canadian Veterinary Journal, 18.4: 96-100.

TylanTM, Elanco e a barra diagonal são marcas registradas Elanco Saúde Animal e suas afiliadas.

Código: EM-BR-19-0044

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

REGIS GUILHERME FILIPPIN

IJUÍ - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/03/2020

algum medicamento recomendado na terapia combina , ou o principio ativo?
REGIS GUILHERME FILIPPIN

IJUÍ - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/03/2020

algum medicamento recomendado na terapia combinada, ou principio ativo?
EDIMAR FIGUEIRÓ

CORONEL VIVIDA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/03/2020

Medicamentos e como adquirir
GEOVANY ALMIR LOPES

SÃO GOTARDO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/02/2020

GOSTARIA DE RECEBER O PRODUTO TILAN PARA MASTITE... COMO USAR ??? QUAL O VALOR. ???
ALEANDRO LOPES PARDIM

TEÓFILO OTONI - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 04/09/2019

Tylan 200 é um excelente produto , usando corretamente não tem erro..

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures