Os filmes plásticos são utilizados para proteger a silagem da água da chuva e do ar, pois o oxigênio causa deterioração na massa (perdas). Portanto, a vedação é considerada uma importante etapa para a conservação do alimento.
Produtores devem priorizar pela qualidade dos plásticos, pois a vedação representa menos de 2% do custo total da tonelada produzida. Plásticos de alta qualidade são aqueles:
i) resistentes aos rasgos e furos;
ii) suportam radiação solar por mais de 12 meses e;
iii) possuem barreira ao oxigênio.
Contudo, priorizar a qualidade dos plásticos não é tudo, pois a estratégia de aplicação dos mesmos na trincheira também é de fundamental importância, uma vez que eles devem estar “presos” à massa (em íntimo contato com a silagem).
Desse modo, antes de abastecer a trincheira, posicione lonas em ambas as paredes e deixe, pelo menos 2 m de “sobra” em ambos os lados (Figura 1). Abasteça a trincheira até o nível das paredes (nunca coloque silagem acima das paredes – abaulamento) e, então, puxe as sobras para a região central da massa. O terceiro e último passo é posicionar um plástico para finalizar a vedação. Não se esqueça de vedar bem as extremidades (laterais, frente e fundo).
Ao aplicar este método garante-se que a qualidade do plástico seja otimizada. O resultado da associação entre plásticos de qualidade e o correto método de aplicação é a redução significativa das perdas na região do topo e das laterais da trincheira.
Figura 1. Correto procedimento de vedação de um silo trincheira
Referências bibliográficas:
Bernardes T. F. 2016. Advances in Silage Sealing. Páginas 53–62 in Advances in Silage Production and Utilization. Vol. 1. T. Da Silva and E. M. Santos, ed. InTech, Rijeka, Croatia.