ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Vedação da silagem: revista as paredes do silo trincheira

Os filmes plásticos são utilizados para proteger a silagem da água da chuva e do ar, pois o oxigênio causa deterioração na massa (perdas). Portanto, a vedação é considerada uma importante etapa para a conservação do alimento.

Produtores devem priorizar pela qualidade dos plásticos, pois a vedação representa menos de 2% do custo total da tonelada produzida. Plásticos de alta qualidade são aqueles:

i) resistentes aos rasgos e furos;
ii) suportam radiação solar por mais de 12 meses e;
iii) possuem barreira ao oxigênio.

Contudo, priorizar a qualidade dos plásticos não é tudo, pois a estratégia de aplicação dos mesmos na trincheira também é de fundamental importância, uma vez que eles devem estar “presos” à massa (em íntimo contato com a silagem).

Desse modo, antes de abastecer a trincheira, posicione lonas em ambas as paredes e deixe, pelo menos 2 m de “sobra” em ambos os lados (Figura 1). Abasteça a trincheira até o nível das paredes (nunca coloque silagem acima das paredes – abaulamento) e, então, puxe as sobras para a região central da massa. O terceiro e último passo é posicionar um plástico para finalizar a vedação. Não se esqueça de vedar bem as extremidades (laterais, frente e fundo).

Ao aplicar este método garante-se que a qualidade do plástico seja otimizada. O resultado da associação entre plásticos de qualidade e o correto método de aplicação é a redução significativa das perdas na região do topo e das laterais da trincheira.  

Figura 1. Correto procedimento de vedação de um silo trincheira

Vedação da silagem: revista as paredes do silo trincheira

Referências bibliográficas:

Bernardes T. F. 2016. Advances in Silage Sealing. Páginas 53–62 in Advances in Silage Production and Utilization. Vol. 1. T. Da Silva and E. M. Santos, ed. InTech, Rijeka, Croatia.

THIAGO FERNANDES BERNARDES

Professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - MG.
www.tfbernardes.com

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

THOMAZ JASSO NETO

ARARAQUARA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/10/2018

Com certeza a utilização de silo-bolsa aumenta a qualidade da silagem. Os únicos problemas são o alto custo da bolsa e a lentidão no abastecimento da embutidora. Quando chega grandes quantidades de forragem no local do silo a embutidora não `dá conta`.
MAURO LONGA

EM 28/09/2018

Para armazenagem de silagem a utilização da mesma em silo bolsa pode ser uma alternativa. Também são resistentes aos rasgos e furos; suportam radiação solar e possuem barreira ao oxigênio, ou seja, praticamente não existem perdas neste tipo de armazenagem.