ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Em qual posição você estoca as bolas de pré-secado: de pé ou deitada?

Um levantamento recente realizado pelo nosso grupo de pesquisa mostrou que cerca de 1/3 das fazendas leiteiras que possuem sistema intensivo usam pré-secado na dieta das vacas. Este cenário mostra que muitos produtores, em pelo menos alguma época do ano, estão estocando bolas de pré-secado na propriedade, as quais foram produzidas in loco ou compradas. Então surge a dúvida: Qual é a posição correta para estocá-las: de pé ou deitada? Veja a descrição na foto abaixo.

Convencionalmente, as bolas são estocadas de pé, principalmente porque ocupam menos espaço para a estocagem. Contudo, muitos produtores armazenam as bolas deitadas. Um estudo realizado por pesquisadores italianos avaliou pré-secado de azevém (45% de MS) e de alfafa (55% de MS) estocados por 6 meses nestas duas posições (de pé ou deitada). A superfície coberta por fungos (mofos) nas bolas deitadas foi 2 vezes superior frente as bolas que ficaram de pé. Estes dados mostram que a área onde a bola tem contato com outra superfície (chão) sofre o risco de crescimento de fungos. Como a bola deitada oferece maior área de contato com outra superfície os fungos se desenvolvem mais. Fungos em alimentos de uso zootécnico podem causar redução de consumo e de desempenho e ainda podem afetar o sistema imunológico dos animais devido a presença de micotoxinas, por isso devem ser evitados.

Neste estudo os pesquisadores também testaram se mais plástico nas bolas (6 versus 4 camadas) poderiam reduzir os efeitos da sua posição de estocagem. Mas, nem mesmo o aumento do número de camadas, foi capaz de evitar a maior proliferação de fungos quando as bolas estavam deitadas.

Desse modo, a recomendação é que as bolas de pré-secado devem ser armazenadas sempre de pé, com intuito de diminuir as chances de aparecimento de fungos no alimento.

THIAGO FERNANDES BERNARDES

Professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - MG.
www.tfbernardes.com

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

THIAGO FERNANDES BERNARDES

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 04/02/2019

Borreani, G. and E. Tabacco. 2010. USE OF NEW PLASTIC STRETCH FILMS WITH ENHANCED
OXYGEN IMPERMEABILITY TO WRAP BALED ALFALFA SILAGE. Transactions of the ASABE. Vol. 53(2): 635-641
THIAGO FERNANDES BERNARDES

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 01/02/2019

Caro Fabio. Boa pergunta. Sim houve redução de fungos e perdas quando passou de 6 para 4 estratos. Isso sempre ocorre quando as bolas são revestidas por plástico constituído somente por polietileno.
Plásticos que possuem barreira de oxigênio permitem a redução de camadas.

Att,
Thiago Bernardes
FABIO RIBEIRO LEMBI

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/02/2019

Obrigado pelo retorno Thiago! Você tem a referência deste artigo para que eu possa ler a íntegra da pesquisa?
ANDREY JEDE

ESTUDANTE

EM 11/02/2019

Boa noite Thiago, a redução de perdas e fungos ocorreu de 6 para 4 camadas como você falou ou foi quando teve de 4 para 6 camadas? A maior quantidade de camadas não proporcionaria uma menor perda ?
Desde já obrigado.
EM RESPOSTA A ANDREY JEDE
THIAGO FERNANDES BERNARDES

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 11/02/2019

Caro Andrey,

Veja que não foi bem isso que eu escrevi. Leia o penúltimo parágrafo novamente.

O aumento do número de camadas sempre melhorara a estocagem. O número de camadas só pode ser reduzido quando se usa filme com barreira ao oxigênio, conforme eu já havia comentado.

Att,
Thiago Bernardes
FABIO RIBEIRO LEMBI

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 31/01/2019

Olá, boa tarde! Eu gostaria de saber se houve redução de crescimento de fungos quando comparadas as bolas de 6 camadas com as de 4 camadas, independentemente da posição?