Produzir leite sempre foi e sempre será um grande desafio. Podemos ficar horas debatendo os prós e contras, as vantagens e desvantagens, os sucessos e insucessos da atividade. Mas hoje gostaria de comentar um tema que venho observando, e que em meu ponto de vista está agravando a produção leiteira.
Trabalho em uma região culturalmente agrícola, grande produtora de grãos, como: soja, milho e trigo. Porém a produção leiteira se destaca na região, principalmente está nas mãos dos pequenos produtores, e em muitos casos o leite é tido como segunda fonte de ingresso nas propriedades.
Creio que este panorama se repete em muitas outras regiões. A grande trava neste sistema de produção mista, por assim disser, está quando os preços dos grãos se tornam muito mais atrativos que os preços do leite. Uma realidade que hoje estamos vivendo em nossa região.
Entendam comigo: o produtor rural, ao analisar os rendimentos e os preços dos grãos, principalmente Soja e Milho, automaticamente e instintivamente faz suas comparações, e não necessita muito esforço para perceber quem está deixando lucro na propriedade.
Em outras palavras, quem está pagando a conta hoje os grãos ou o leite ? E aí é onde minha preocupação aponta. Ao analisar o momento, muitos produtores deixam de investir na atividade leiteira.
O primeiro corte é na genética, o segundo corte é em tecnologia e o terceiro corte é na venda de animais, quarto corte é diminuição da produção e o fim de mais um produtor de leite.
Você pode me perguntar: mas isso seleciona os melhores? Sim, te respondo. Outro pode me perguntar: essas vacas serão vendidas a outros produtores e a produção se mantem? Em alguns casos, eu responderei. O fato é, que quando passamos por um momento assim, sempre acabamos perdendo mais produtores de leite, e isso para mim é o pior de tudo. O maior benefício do leite são as pessoas envolvidas na atividade, isso que gera trabalho, renda e oportunidades para todos.
Enfim, meu pedido é para analisarem à longo prazo, o mercado de grãos pode baixar nos próximos tempos.
Nos casos que os números não fecham, eu sempre brinco com as pessoas: passem de fornecedores para consumidores, dessa forma vocês seguirão ajudando aos que persistem.
Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como.
Atenção, leitores! Sempre com o intuito de proporcionar a melhor experiência para nossos usuários, estamos realizando uma pesquisa para ouvir você! Para responder é bem simples, basta clicar aqui e preencher o formulário. As dez melhores contribuições ganharão uma cortesia para nosso novo evento Interleite Experience ou para o Dairy Vision, maior evento sobre tecnologia e inovação em lácteos.