ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Necessidade ou desejo

POR RODRIGO LUIS SECHI

RODRIGO SECHI

EM 10/05/2019

1 MIN DE LEITURA

7
16

Além das dores nas costas, os cabelos brancos (os que ainda restam), os anos de trabalho nos trazem grandes conhecimentos. Trabalhar com produtores de leite é sem dúvida nenhuma uma das experiências mais gratificantes, com eles aprendemos e a eles ensinamos.

Passamos por um período não muito bom na atividade, custos altos, preços baixos, mas o que mais observo aqui com os produtores que trabalho, é o alto índice de endividamento das propriedades. Na grande maioria das vezes (e aqui afirmo que existem exceções ao que vou escrever), os tambos endividam-se a partir de compras ou inversões malfeitas ou mal calculadas. Existe uma discrepância entre o que é NECESSIDADE e o que é DESEJADO.

Necessidade ao meu ver, é quando, realmente, e só depois de bem analisado todas as possibilidades, adquirimos algum bem ou investimos no nosso tambo. Deixo bem claro que os investimentos e aquisições de implementos são extremamente necessários. O que devemos saber é quando, como e por que adquiri-los. Devemos conhecer nosso tambo, devemos conhecer nossos animais, nossos produtos, nossos compradores, enfim necessitamos de todas as informações possíveis, para tomar a decisão mais assertiva possível.

O que costumo ver, são produtores realizando inversões sem uma base sólida. Muitas vezes deixamos que nossos sentimentos tomem as decisões, o desejo. Assim, não nos embasamos em algo realmente concreto para tomar a decisão, logo, acabamos em uma situação indesejável. É algo parecido a estar em um atoleiro com uma motocicleta: se parar de acelerar você cai, se continuar acelerando você se enterra mais, até o momento em que o combustível acaba, aí você cai e não sai mais do atoleiro.

Assisto a setenta produtores de leite, na maioria pequenos produtores. Em comum todos tem assegurado o pagamento por qualidade e não por quantidade do leite produzido. A assistência técnica e as oportunidades de desenvolvimento igualmente chegam a todos, enfim, mesmas chances e de igual forma a todos. Então por que alguns ganham dinheiro, outros empatam e infelizmente alguns perdem? De repente alguns sabem a distinção entre desejo e necessidade.     

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SALVADOR ALVES MACIEL NETO

RIO PRETO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/05/2019

Bom dia Rodrigo, concordo com suas colocações, sendo que o principal problema que eu vejo é a não separação do dinheiro da atividade pecuária e a vida pessoal do produtor. Não existe fixação de salário mensal do produtor , ai quando a coisa aperta ele vai lá e vende umas novilhas ou uns bezerros Outro problema que observo é a qualidade do rebanho, o pessoal gosta de manter um grau de sangue próximo ao gado de corte para a bezerrada tenha um bom valor para venda no corte, isto resulta em vacas de baixa produção, baixa persistência leiteira, e alto intervalo entre partos. continuando nos problema gerados pelo próprio produtor as pastagens são de baixa qualidade e o pessoal gasta muita ração concentrada. por ai vai, eu encheria diversas páginas de problemas financeiros criados pelo próprio produtor rural, e por fim o nosso negócio tem uma vantagem que não vejo em nenhum outro negócio que é a liquidez total, tudo que produz vende.
WILDE HERMOGENES SOARES ZIMERER

TOCANTINS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/05/2019

Bom dia Salvador, colocou muito bem o problema da separação do dinheiro, ou seja, acredito muito que a gestão financeira seja talvez o maior problema enfrentado pelos produtores rurais e dentro desta também se encontra a preocupação maior do produtor para com o preço do leite em detrimento da gestão dos custos que a meu ver é o maior vilão(custo). É claro que falando apenas de Gestão financeira, pois vejo a pecuária leiteira como uma das atividades mais complexas existentes e sempre admirei e continuarei admirando OS BRAVOS produtores de leite neste "Brasilsão".
JOÃO HERCULANO RABELO

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 12/05/2019

Muito bem colocada a importância do planejamento, pois sem ele jamais conseguiremos vencer nossa jornada.
Forte abraço!
ANDRÉ GONÇALVES ANDRADE

ROLIM DE MOURA - RONDÔNIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/05/2019

Parabéns pela forma gentil de trazer à luz uma triste realidade em nosso país! Isso é uma verdade indiscutível. Pior mesmo só vendo o que a mídia tendencia, sem levar em conta tudo o que de fato os produtores necessitam. Na maioria das vezes, é desejo, principalmente desejo dos fornecedores que patrocinam! Abraço fraternal!
ALEX MOREIRA

NOVA INDEPENDÊNCIA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 10/05/2019

ÓTIMO!!!!
BRUNO VICENTINI

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 10/05/2019

Muito bom! Retrata bem a realidade!
ELENICE ANE KORB STEINHAUS

IJUÍ - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/05/2019

Muito bom.!!!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures