FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Portão de Cambuí: do pequeno tacho para as grandes redes de todo o Brasil

RAQUEL MARIA CURY RODRIGUES

EM 09/08/2017

3 MIN DE LEITURA

3
0
Tudo começou com um tacho de cobre com capacidade para 30 litros ainda na década de 1960. O casal José Ferreira Salles e Maria Aparecida Salles produziam deliciosos doces de leite e pés de moleque para vender na pequena cidade mineira de Cambuí. O sabor inconfundível e o cuidado na produção tornaram o doce reconhecido nas redondezas e isso fez a empresa crescer.

portão de cambuí doce de leite  Maria Aparecida e José Ferreira Salles

Foi por meio da união dos filhos do casal Salles que a empresa Portão de Cambuí conseguiu a tão sonhada expansão. Roberto Salles, o mais velho, quando adolescente, passou a observar que a produção era pequena, mas, fornecia indícios de que poderia crescer.

“Aquilo ficava martelando na minha cabeça e quando eu completei o segundo grau, fui para São Paulo cursar engenharia química, embalado sempre pela ampliação da empresa. Meu irmão, que é mais novo do que eu, ficou trabalhando com o meu pai e nós combinávamos que quando eu me formasse, voltaria para contribuir com o nosso negócio familiar”.

O desejo de fazer a empresa vingar era tanto que deu certo. “Unimos a experiência com a teoria que eu aprendi na graduação”. Segundo Roberto, a receita da família e a preocupação com a qualidade dão aos doces um sabor único.

portão de cambuí doce de leite
Roberto Salles

“Nossa receita agrada a todos, porque é caseira e contém menos açúcar. Nós somos pioneiros no mercado com o doce em formato de cubinhos e desde sempre, essa versão foi o nosso carro-chefe. A princípio, focamos na produção do doce de leite puro, mas com o passar dos anos, lançamos outros sabores”.
portão de cambuí doce de leite
A empresa oferece atualmente uma diversidade de sabores nos cubinhos como: doce de leite com ameixa, cocada, castanha do pará, coco, amendoim, banana e chocolate. Além disso, há a linha de doce de leite pastoso, doce de leite pastoso de uso profissional e a recente linha OURO, composta por uma sobremesa láctea de coco e chocolate.

portão de cambuí doce de leite

portão de cambuí doce de leite

Hoje a indústria emprega mais de 50 colaboradores e alguns funcionários já têm mais de 20 anos ‘de casa’.

Para a produção dos doces, a empresa capta leite diretamente das cooperativas da região do sul de Minas Gerais. A matéria-prima passa por rigorosos exames laboratoriais, repetidos em sua totalidade na empresa antes da descarga em tanques próprios. O consumo de leite varia a cada mês, mas na média, gira em torno de 300.000 litros/mês.

Segundo Rubens Nóbrega, gerente comercial, a marca está presente em todos os estados do país por meio das principais redes varejistas, como o Eataly em São Paulo. “Fazemos um trabalho de distribuição horizontal em todas as capitais. Nosso plano é também levar os produtos para fora do país e para isso, estamos em batalhando pelo SIF internacional. Temos isso como a próxima meta do nosso projeto de expansão”, complementa.

portão de cambuí doce de leite
Rubens Nóbrega

Com relação ao consumo dos produtos Portão de Cambuí, Rubens ressalta que com o aumento do desemprego e a consequente diminuição do poder de compra das famílias brasileiras, as vendas de todos os tipos de produtos foram afetadas. “Com a venda do doce de leite não foi diferente. Neste momento de baixa no consumo, a estratégia da empresa foi buscar novos mercados, novas áreas de atuação e novos canais de distribuição. Se estamos vendemos menos nos pontos de vendas então, aumentamos a quantidade deles".

Nóbrega destaca que a empresa está lançando novos produtos e os adequando à realidade e disponibilidade de gastos dos consumidores, sempre mantendo a qualidade já conhecida. “Trabalhamos com transparência e formamos e qualificamos pequenos distribuidores focados em nossos itens. Olhamos o futuro com otimismo e queremos ser reconhecidos como o melhor doce de leite do Brasil, trabalhando com humildade, respeito, responsabilidade, comprometimento, lealdade, proatividade e agilidade”.

No portal da empresa, há sugestões de receitas para os consumidores desbravarem e botarem a criatividade em ação.

portão de cambuí doce de leite

portão de cambuí doce de leite

portão de cambuí doce de leite

O patriarca José Salles se orgulha dos filhos por terem dado continuação na sua ideia inicial e comemora o resultado de todo o esforço. Atualmente, observa o sucesso da empresa e relembra que, no passado, tudo era muito mais difícil.

RAQUEL MARIA CURY RODRIGUES

Zootecnista pela FMVZ/UNESP de Botucatu e Coordenadora de Conteúdo do MilkPoint.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CINTIA GONCALVES

MARABÁ - PARÁ

EM 25/11/2019

Parabéns quero adquirir seus produtos
MARIA ERMINIA RODRIGUES

EM 16/05/2019

Boa tarde
Gostaria de revender o Doce de pote de vocês.
Queria saber como faço?
SÁVIO COSTA SANTIAGO DE BARROS

LAVRAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 09/08/2017

Parabéns a todos os envolvidos;



Excelente empresa
MilkPoint AgriPoint