FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mão de obra rural: o que os bastidores escondem sobre a verdadeira alma do negócio

RAQUEL MARIA CURY RODRIGUES

EM 06/04/2016

4 MIN DE LEITURA

3
0

Com o intuito de homenagear a mão de obra rural, fundamental para todas as atividades do agronegócio e cada vez mais escassa, o MilkPoint está lançando o “Especial AgroFuncionário do Mês”. O objetivo é conhecer com detalhes quem são essas pessoas que trabalham nos bastidores mas, ao mesmo tempo, são essenciais para o negócio como um todo, colaborando com grandes benfeitorias dentro das fazendas leiteiras em todo o país.

Para o Grupo Kiwi, detentor das fazendas de leite denominadas Kiwi Pecuária e Fazenda Capoeira, localizadas no interior de Goiás, a mão de obra é sempre um grande desafio e devido a isso, o Grupo trabalha com políticas claras de valorização e motivação dos colaboradores. “Nós temos um plano de carreira com perfil traçado e metas claras. O colaborador sabe que tem assegurado o seu progresso profissional. O principal fator de sucesso de uma empresa está na sua política de Recursos Humanos. Promover um ambiente saudável, seguro, onde todos se respeitam mutuamente e a hierarquia não formaliza as relações, favorece a motivação e o engajamento nos processos, permitindo que todos lucrem com os bons resultados”, comentou Beatriz Amorim dos Reis, Gerente Administrativo/Financeiro do Grupo Kiwi.

Para buscar um ambiente de trabalho harmônico, agradável, seguro e saudável, o Grupo investe intensivamente no desenvolvimento e estímulo das pessoas. Além disso, o esforço dos colaboradores sempre que possível é gratificado, por exemplo, por meio de pagamento de Participação nos Lucros e Resultados, oferecendo seguro de vida, plano de saúde entre outros. De acordo com Beatriz, as boas condições de infraestrutura das fazendas, como utilização de tecnologia e manutenções em dia, favorecem as condições de trabalho e satisfação dos empregados. Como consequência, o Grupo já consegue colher os frutos desse trabalho, pois o índice de rotatividade é bastante baixo.

Com um quadro de 27 funcionários, a gerente também frisou que os colaboradores são sempre incentivados a terem um diálogo aberto com os gestores. “No mínimo duas vezes por ano é realizada a avaliação de cada colaborador. Nessa avaliação ele é avaliado por seu gerente, que lhe fornece um feed back tratando cada particularidade, abordando sempre o seu comportamento e o impacto causado, seja ele positivo ou negativo”, completa.

Funcionários especiais do Grupo Kiwi

O funcionário mais antigo do Grupo Kiwi é Leonel Barbaresco, jovem da comunidade local de Leopoldo de Bulhões, contratado em 2007, nos primeiros dias de vida da Kiwi Pecuária, primeira fazenda do Grupo Kiwi. Sua função inicial foi em rotinas administrativas, uma vez que ainda não havia gado na fazenda quando ele iniciou suas atividades. A partir daí, Leonel participou de todas as etapas de desenvolvimento da fazenda Kiwi Pecuária, que durou 18 meses, o que o fez conhecedor de cada detalhe operacional da propriedade.

Leonel foi nomeado Gerente Assistente assim que a empresa iniciou a produção de leite, em abril de 2009. Leonel sempre foi muito focado, dedicado, com alta adaptabilidade/flexibilidade e, principalmente, muito aberto para aprender coisas novas. Como reconhecimento de seu trabalho, perfil de gerência e relacionamento de confiança construídos junto aos sócios da empresa, em 2013, Leonel foi indicado para ser o Gerente Operacional do projeto Fazenda Capoeira, segunda unidade do Grupo Kiwi. Mais uma vez, Leonel participou ativamente de todo desenvolvimento do projeto, incluindo planejamento, construções, contratação e treinamento de equipe. Além de gerente da fazenda, como parte da política de motivação e reconhecimento dos recursos humanos do Grupo Kiwi, ele recebeu cotas da Fazenda Capoeira no momento em que esta atingiu 15% de retorno sobre o investimento.

Leonel Barbaresco. Fonte: Grupo Kiwi


“Todos os demais funcionários são importantes para nós, cada um com suas responsabilidades, habilidades e características pessoais. Do nosso quadro de empregados, Reginaldo e Alan são outros dois bons exemplos de relacionamento sólido e duradouro”, pontua Beatriz.

Reginaldo de Jesus Correa está no quadro da empresa desde março de 2009, começando como Trabalhador em Pecuária de Leite Junior e agora ocupando o cargo de Gerente Assistente da Kiwi Pecuária. Alan Alves de Moraes é o segundo mais antigo no Grupo Kiwi, começando em dezembro de 2008 até os dias atuais, e destaca-se por seu belo sorriso no rosto, extrema educação e eficiência.

                                                                  

Reginaldo e Alan. Fonte: Grupo Kiwi
 
Recrutamento de novos funcionários
 
No Grupo Kiwi o recrutamento sempre que possível é interno, proporcionando aos colaboradores que já atuam na fazenda a possibilidade de crescimento profissional. Quando não é possível o recrutamento interno, é feito o recrutamento externo nas comunidades locais e também por meio de parcerias com universidades em diversas regiões do Brasil. A seleção é feita pela avaliação de competências, e logo que encaixado no quadro de colaboradores, inicia-se diversos treinamentos tanto específicos para o trabalho rural, quanto de saúde, segurança e meio ambiente. “Mantemos também uma base de dados com o perfil de cada colaborador e indicadores de treinamento e desenvolvimento”, finaliza Ilo Vieira, supervisor da área de Recursos Humanos.

A Kiwi Agropecuária participará no painel "Manejo de pastagens e alimentação: experiências práticas", no Interleite Brasil 2016, entre 3 e 4 de agosto próximo.

Top 100 - 2016: Entre os produtores que tiveram maior crescimento absoluto, o Grupo Kiwi, com as fazendas Kiwi Pecuária e Capoeira, foi o que mais cresceu, com incremento médio de 13.573 litros/dia, 100,7% a mais que no Top 100 2015. Esse crescimento se deu em razão do início da produção leiteira pela Fazenda Capoeira, que iniciou suas atividades em maio de 2014.  Acesse o Top 100 clicando aqui. 

Sua propriedade também conta com um funcionário que é o braço direito nos afazeres do dia a dia? Você gostaria de homenageá-lo? Participe do “Especial AgroFuncionário do mês” enviando um email para contato@milkpoint.com.br


A Equipe MilkPoint agradece a sua participação!
 

RAQUEL MARIA CURY RODRIGUES

Zootecnista pela FMVZ/UNESP de Botucatu e Coordenadora de Conteúdo do MilkPoint.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANDRÉ MARCEMINO HAMPF

CASTRO - PARANÁ - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 21/04/2016

Parabenizo o Portal, a Raquel e a iniciativa do Grupo Kiwi, pelo conteúdo e pela valorização da mão de obra e dedicação aos mesmos e dos colaboradores junto ao Grupo. Grande idéia e excelente iniciativa, se tivéssemos exemplos rotineiros como esse, seria muito mais produtiva e excelente nossa pecuária leiteira nacional. Abraço a todos.
PEDRO LUIZ MARTIMIANO

CACHOEIRA PAULISTA - SÃO PAULO

EM 12/04/2016

parabéns a milk-point esses funcionários como eu temos de ser reconhecidos não basta so gostar hoje em dia tem de se capacitar e vocês tem muito feito isso com competência triste e pensar que nossos governantes não reconhecem o trabalho de vocês dando mais respaldo a vocês e a agropecuaria em si mas mesmo assim vocês continuam dando a nos essa competência força a voces
EDMUNDO ROCHA BORGES

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/04/2016

muito parbaéns para o milkpoint que conhece todaa o sistema leiteira e agrada a todos que dele fazem parte. temos msmo que valorizar aqueles que suam a camisa todo dia pelo nosso negocio e compram a briga conosco.
MilkPoint AgriPoint