Inicialmente, o sorvete era apenas disponível na versão em massa e nos sabores chocolate, chocolate branco, baunilha e café mocha. Depois, em 2014, surgiram as versões em picolé com novos sabores, edições especiais e limitadas. Dentre eles os de cereja, limão siciliano, coconut e pistache. Atualmente, a empresa está ampliando sua gama de produtos e lançou, no final de 2016, uma barra de chocolate (Choco Whey Bar) composta por whey protein isolado e 50% de cacau, sem adição de açúcares e gorduras trans, além de ser zero glúten.
A principal inspiração da marca, inicialmente, foi criar um doce que fosse saudável, permitindo assim o consumo de forma regular pelas pessoas e que contribuísse para a construção e reparação muscular. “A produção de alimentos com whey protein isolado - que é proteína do soro do leite - em sua formulação é uma tendência atual de mercado, devido aos diversos benefícios que ele proporciona à saúde. Além disso, há um grande leque de oportunidades para a diversificação do seu uso na indústria alimentícia”, comentou Giselle.
O processo de fabricação da Time4 é bastante complexo e diferenciado, pois os ingredientes utilizados nos produtos não são como os de uma calda base de um sorvete convencional, por exemplo. Devido ao alto teor proteico dos produtos fabricados, eles requerem um controle preciso de tempo e temperatura durante todo o processo. Após a produção, os produtos ficam estocados em câmara fria, na própria fábrica, por no mínimo 48 horas até alcançarem a temperatura e a consistência ideais para o transporte até o centro de distribuição da Time4, a fim de garantir o armazenamento adequado para manter a qualidade. O mesmo ocorre com o processo de logística para a realização das entregas, que são realizadas com transporte refrigerado.
Segundo a idealizadora do negócio, a Time4 trabalha principalmente com ingredientes importados, sendo o whey protein isolado a principal matéria-prima utilizada pela companhia. A empresa preza pela altíssima qualidade e pureza dos insumos que utiliza em seus produtos, a fim de garantir todos os benefícios nutricionais na composição dos alimentos produzidos.
O sorvete da Time4 tem a sua produção terceirizada junto à uma indústria parceira, com um acompanhamento rigoroso das fichas técnicas dos produtos recebidos. Além disso, a empresa sempre trabalha com os mesmos fornecedores definidos no desenvolvimento do projeto.
“Atualmente comercializamos uma linha de sorvetes de massa (potes de 170 gramas e 5 litros) e de picolés (68 gramas), além de uma barra de chocolate (20 gramas), todos com whey protein isolado na formulação. A empresa pretende seguir investindo no desenvolvimento de novos produtos e, nos próximos meses, lançará uma versão do chocolate com recheio”.
“A Time4 oferece maneiras mais saudáveis, divertidas e saborosas de ingerir proteínas”.
Os sabores do sorvete de massa atualmente são: chocolate, chocolate branco, baunilha, café mocha, limão siciliano e gianduia. Os do picolé são chocolate, chocolate branco, cereja, pistache e coconut (edição limitada).
“As perspectivas para este mercado são muito animadoras, já que cada vez mais consumidores são adeptos aos produtos saudáveis. O mercado cresce, mesmo na crise, e com a volta de um cenário econômico mais favorável, deve acelerar ainda mais esta tendência. O mercado de produtos funcionais apresenta uma segmentação crescente, mas a oferta de produtos que realmente satisfaçam o paladar do consumidor ainda é restrita. Na comparação com o mercado americano, o mercado brasileiro de produtos funcionais ainda é tímido. O nosso público-alvo são todos os consumidores que buscam a alimentação saudável para obter melhor qualidade de vida”, acrescentou Giselle.
Para ela, os sorvetes da Time4 podem contribuir muito para a nutrição dos brasileiros já que são alimentos nutracêuticos, proporcionando muitos benefícios a saúde. Eles contêm elevado teor de proteínas e no caso do sorvete da Time4, o produto ainda contém cálcio, bem como outros nutrientes (vitaminas, minerais e fibras) importantes para o organismo. O produto se destaca ainda pelo fato de ser de fácil consumo e ter sabor doce – preferência da maioria dos consumidores.
“Acredito que o desenvolvimento de novos alimentos enriquecidos com proteínas do soro do leite é uma tendência de mercado. Nos últimos cinco anos, houve uma grande expansão desse setor no Brasil, onde se propagou muito entre esportistas e pessoas adeptas a um estilo de vida saudável. Há ainda outros tipos de consumidores para conquistamos e outros tipos de produtos para serem desenvolvidos utilizando o whey protein como ingrediente principal”.
De acordo com a farmacêutica, o whey protein é absorvido pelo organismo rapidamente e fornece energia aos músculos trabalhados durante os exercícios. O whey repara os danos dos tecidos musculares e tem função bastante eficiente na redução da gordura corporal por meio dos seguintes mecanismos:
- Melhora da sensibilidade à insulina, o que favorece a captação de glicose;
- Redução da ação dos hormônios calcitrópicos que estimulam a lipogênese (formação de gordura);
- Aumento dos níveis de glutationa que é responsável pela preservação da massa muscular e utilização da gordura corporal como fonte energética;
- Elevação dos níveis dos hormônios gastrointestinais (colecistoquinina e peptídeo-1 tipo glucagon) que controlam o apetite.
Os produtos da Time4 estão disponíveis em supermercados como: Pão de Açúcar, Rede Minuto e Carrefour; empórios como ST Maria, Varanda, ST Marche e Empório São Paulo; academias; rede Mundo Verde e em alguns pontos seletos espalhados pelo o Brasil. Há um guia sobre “onde encontrar” no site da empresa, com todos as localidades e seus respectivos estabelecimentos para os consumidores consultarem.