ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ganhador de sucessivos prêmios, doce de leite Viçosa divulga suas origens e promove crescimento da UFV

RAQUEL MARIA CURY RODRIGUES

EM 25/10/2016

4 MIN DE LEITURA

1
0
A Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) é um referencial na prestação de serviços às entidades científicas e tecnológicas, de pesquisa, ensino e extensão e a outras fundações de apoio. Ela é composta por três unidades: Administração de Projetos, Supermercado Escola e Laticínio. O intuito é promover o crescimento e desenvolvimento da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e, consequentemente, o da cidade de Viçosa.

O Laticínio Funarbe é a unidade responsável pela produção e gestão dos produtos da marca Viçosa, com o apoio da UFV. A parceria proporciona a realização de pesquisas que objetivam o aprimoramento, excelência e qualidade dos produtos para sempre atender às exigências do consumidor. Para tanto, o Laticínio Funarbe conta com equipe altamente capacitada e utiliza matéria-prima de primeira linha, processada com tecnologia de ponta e seguindo rigorosos padrões técnicos. Esses diferenciais garantem à marca pureza, altos valores nutricionais e deliciosos sabores - conferindo qualidade superior aos produtos.

aristides fialho dias - laticínio funarbe De acordo com Aristides Fialho Dias, Gerente do Laticínio Funarbe – Produtos Viçosa, a Usina Piloto de Laticínio foi fundada em 15 de julho de 1971. “O doce de leite surgiu para atender à necessidade dos estudantes da UFV com tecnologia desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFV. Após diversos testes, com a utilização de diferentes combinações dos ingredientes conseguiu-se uma padronização e chegou-se à fórmula do doce. Os ingredientes utilizados são: leite, açúcar e bicarbonato de sódio. Além da linha de doce de leite, a família de produtos Viçosa é composta também pelas linhas de: iogurtes, manteiga, requeijão cremoso, queijo muçarela e leite”, destacou ele em entrevista ao MilkPoint. 
 
Os diferenciais dos produtos Viçosa estão diretamente ligados à qualidade dos seus ingredientes, principalmente a do leite. A matéria-prima utilizada para a fabricação dos produtos Viçosa é proveniente da UFV e microrregião de Viçosa e sua qualidade é constantemente monitorada. Todo o leite coletado passa por rigoroso controle no qual são avaliadas as características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. O laticínio orienta os técnicos sobre a forma correta de captação e instrui produtores e trabalhadores rurais sobre os procedimentos corretos para futuras melhorias. São realizados também os controles de vacinação dos animais contra febre aftosa e brucelose, cumprindo as determinações dos órgãos fiscalizadores das esferas federal e estadual.

produtos viçosa

“Em 1988, o Laticínio Funarbe passou por profundas mudanças para a reformulação do seu parque industrial e ampliação da capacidade produtiva. Em 1992 foi adotada a marca produtos Viçosa para a comercialização dos seus produtos. Hoje, a produção do doce de leite é de aproximadamente 65.000 kg mensais. Pode ser encontrado nas versões: tradicional, com coco e com chocolate. Hoje os principais mercados do doce são Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Já os produtos refrigerados são comercializados mais regionalmente - nos entornos da cidade de Viçosa”, destacou Dias.

O doce de leite Viçosa conquistou o título de “Melhor Doce de Leite do Brasil” em nove edições (2001, 2004, 2006, 2008, 2011, 2012, 2013, 2015 e 2016) do Concurso Nacional de Produtos Lácteos, tradicional evento organizado pela EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e o Instituto de Laticínio Cândido Tostes.

“Neste ano, o doce de leite Viçosa confirmou o seu favoritismo e alcançou novamente o lugar mais alto do pódio no 42° Concurso Nacional de Produtos Lácteos (CNPL). O evento foi realizado no dia (21/07/16) em Juiz de Fora e manteve Viçosa como o melhor doce de leite pastoso do Brasil. O prêmio é o nono recebido pela versão tradicional do doce de leite e o seu quinto consecutivo, o que amplia o seu próprio recorde de conquistas no CNPL e o mantém como o mais premiado do país”, comemorou.

doce de leite Viçosa

O 42º CNPL aconteceu durante a 37ª Semana do Laticinista em conjunto com Exposição de Produtos Lácteos, que ofereceram aos participantes uma programação diversificada composta também por minicursos, palestras e painel de oportunidades. Segundo o coordenador da Expolac, Nelson Tenchini, “esse modelo aproxima indústrias e clientes resgatando a tradição e a origem dos primeiros eventos realizados pela instituição”. Neste ano, a Expolac inovou com a realização de degustações comentadas e do painel de oportunidades em parceria com o Sebrae Minas – abrindo portas para os laticínios participantes do evento. Já a programação científica atraiu estudantes, pesquisadores e representantes da indústria.

Para Aristides, o doce de leite Viçosa alcançou essa conquista após ser submetido ao crivo de um corpo de júri formado por experientes especialistas do ramo, que consideraram critérios como o aspecto global, cor, textura, odor, aroma, sabor e consistência. A atribuição de pontuação para se chegar ao vencedor é feita por meio de “teste cego”, quando apenas os produtos em si são avaliados, sem o conhecimento prévio das marcas. “Todo o processo de avaliação do concurso e a credibilidade dos jurados contribuem para aumentar a importância do doce de leite Viçosa no mercado e o compromisso com todo o seu público, sua cidade de origem e a própria UFV”.

A marca produtos Viçosa carrega o nome da cidade divulgando-a juntamente com a UFV para todo Brasil e para o mundo, sendo razão de orgulho para sua comunidade e motivando a constante busca pela excelência por parte de toda equipe do Laticínio Funarbe.

Na visão de Aristides, o mercado lácteo brasileiro vem sofrendo com o efeito inflacionário do aumento dos grãos, o que tem impactado nos custos e no preço do leite. “Isso fez com que houvesse contenção do consumo, consequentemente uma diminuição da margem de contribuição. De uma maneira geral, estamos vivendo um momento histórico de crise o que faz com que as indústrias fiquem mais cautelosas em suas decisões. Mas, o que a história econômica nos mostra, é que o leite obedece a um ciclo, no qual o preço sobe e desce em um determinado período”, concluiu.
 

RAQUEL MARIA CURY RODRIGUES

Zootecnista pela FMVZ/UNESP de Botucatu.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FLAVIANNE CARVALHO

EM 10/12/2016

tenho vontade de provar ma moro muito longe  deve ser uma delicia pois provei  o q ficou em 13 lugar e gostei

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures